EXPOSIÇÃO “AS MENINAS DO QUARTO 28″

Mostra apresenta desenhos de crianças judias que viveram em Theresienstadt durante a Segunda Guerra

Depois de passar por São Paulo (MuBE), diversos países da Europa e Israel, chega a Brasília a exposição “As meninas do Quarto 28”, adaptada do livro homônimo escrito pela jornalista alemã Hannelore Brenner, lançado no Brasil pela editora LeYa.

 

 

A exposição, com comitê curatorial composto por Dodi Chansky, Karen Zolko e Roberta Sundfeld e chancelada pela ONU, retrata – por meio de desenhos feitos por meninas judias que passaram pelo Quarto 28 – o dia a dia de cerca de 50 crianças que viveram no campo de concentração de Theresinstadt, próximo à cidade de Praga, durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Com mais de 35 desenhos e uma réplica de 18m² do quarto em que elas ficavam aprisionadas, além de painéis com detalhes históricos, a exposição foi escolhida pela União Europeia, em 2013, para a tradicional homenagem realizada anualmente no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) também selecionou a exposição para lembrar as vítimas do genocídio cometido pelos nazistas.

 

“O quarto em escala real, mobiliado inclusive com beliches similares aos que elas dormiam, oferece aos visitantes a experiência de como foi a vida daquelas meninas. É emocionante ver desenhos tão coloridos e alegres dessas crianças, que viveram uma realidade tão difícil. A arte, realmente, tem um poder transformador”, afirma Karen Zolko, familiar de uma das meninas que habitou o Quarto 28 e representante da exposição no Brasil, junto com a amiga e sócia, Dodi Chansky.

 

Durante o período da mostra, o Programa Educativo receberá grupos que para visitas mediadas e atividades lúdicas relacionadas ao tema e à vivência da exposição. Informações e agendamentos -  9816-6070 / 3536-5806 ou agendamento@artqeduca.com.br.

 

A história

 

Há mais de meio século, entre os anos de 1942 e 1944, crianças de 12 a 14 anos moravam juntas no Quarto 28, em Theresienstadt, durante a ocupação da Checoslováquia pelos nazistas. Das 15 mil crianças do campo de concentração, apenas 93 sobreviveram. Entre estas, 15 são sobreviventes do Quarto 28.

 

Apesar da situação miserável, do racionamento de comida e do onipresente medo de ir para o “Leste” (Auschwitz-Birkenau), essas meninas puderam ter contato com professores, compositores e artistas – todos também prisioneiros do campo e judeus – que tentavam minimizar o sofrimento com atividades que as ajudariam a acreditar que aquela difícil situação seria transitória.

 

Nesse grupo de adultos determinado a proteger as crianças estava a artista plástica Friedl Dicker Brandeis que, deportada para Theresienstadt em 1942, levou poucos pertences pessoais e muitos materiais artísticos nas suas duas malas.

 

Friedl percebeu que a arte poderia ser uma importante ferramenta terapêutica para ajudar as crianças a superar as adversidades e a lidarem com os terríveis sentimentos de perda, medo e incerteza. Começou, então, a dar aulas técnicas de desenho e pintura para a ala infantil do campo de concentração. Ela contava histórias e pedia para que as crianças fizessem ilustrações. Como o objetivo era estimular a esperança naquele lugar, as narrativas eram sobre assuntos diversos e serviam como distração para tirá-las um pouco daquela triste realidade, tanto que as imagens não remetem em nada ao terror que elas vivenciavam.

 

Considerada hoje uma das precursoras da arteterapia, Friedl ficou por quase dois anos em Theresienstadt e conseguiu esconder os quase cinco mil desenhos de seus alunos em suas malas antes de ser levada para Auschwitz, em 1944. Esses desenhos foram achados 10 anos depois da guerra e levados para um museu em Praga, na República Tcheca. Das meninas que passaram pelo Quarto 28, foram encontrados cerca de 500 desenhos e 40 foram selecionados para fazer parte da mostra que viaja o mundo.

 

A história por trás da História – A relação do Brasil com As meninas do Quarto 28

 

Não foi à toa que Hannelore Brenner, a idealizadora e detentora dos direitos da exposição e autora do livro “As meninas do Quarto 28”, lançamento da Editora LeYa, incluiu o capítulo Ecos tardios do Brasil em sua obra. A relação entre o país e essa história de amizade e amor à arte está intimamente ligada por conta de Erika Stránská, filha do primeiro casamento do judeu George Stransky.

 

Em 1938, a mãe deixou Erika aos cuidados do pai para sair em busca de melhores condições de vida na Inglaterra. George acabou se apaixonando por Valeria, então primeira bailarina do Teatro de Viena, com quem se casou e teve Monika, sete anos mais jovem que a meia-irmã. As duas costumavam brincar juntas até que Erika e seu pai foram levados para campos de concentração mantidos pelo regime nazista. Ele foi para um campo de trabalho forçado e Erika foi encaminhada para Theresienstadt, mais precisamente para o Quarto 28.

 

Enquanto a mãe e a filha mais nova se refugiaram na pequena Boskov, George conseguiu escapar do campo de trabalho e ir ao encontro delas. Após o final da guerra, ele começou a procurar Erika, chegando, inclusive, a ir até a Suíça atrás de uma pista de seu paradeiro. Mas, acabou descobrindo que sua filha mais velha tinha sido deportada para Auschwitz, onde foi morta numa câmara de gás.

 

Após a tragédia, a família tentou retomar a vida da maneira que podia e, em 1946, se mudou para São Paulo. Alguns anos depois, a caçula se casa com GregorioZolko e criaseu próprio clã: as filhas Sandra e Karen Zolko e os netos André, Adriana e Lara.

 

Em 1974, a família viaja para a Checoslováquia e, durante um passeio pelo Museu Judaico de Praga, visita uma exposição de desenhos de crianças feitos durante a Segunda Guerra no campo de concentração de Theresienstadt.

 

A enorme surpresa se deu quando Monika reconheceu a assinatura da sua irmã, Erika Stránská, em um deles. Começou, então, a busca por detalhes de como teria sido a sua vida. Mas, quase nada foi descoberto naquela época devido ao regime comunista que vigorava.

 

Em 2012, incentivada por um amigo, Karen Zolko resolve mais uma vez procurar informações sobre o paradeiro da meia-irmã de sua mãe.Com a dissolução da Checoslováquia e as facilidades da internet, a brasileira consegue entrar em contato com o diretor do museu e descobre que lá não estava apenas um desenho de Érika, mas sim 30 deles.

 

“Montar esse quebra-cabeça era um presente que eu queria dar para a minha mãe. Consegui 70 anos depois, com a ajuda fundamental de amigos e familiares”, conta Karen Zolko que, junto com Dodi Chansky, representa o projeto da exposiçãono Brasil.

 

Além de um link para acessar as imagens, o diretor do museu mandou uma lista de contatos de pessoas que poderiam ajudar com mais informações sobre a história. Uma delas era a jornalista Hannelore Brenner, que começa a trocar dados e documentos com a brasileira e mostra para a família que Erika era uma das meninas que morou no Quarto 28.

 

Dessa ligação surge uma amizade e a ideia de trazer a exposição para o Brasil. “Nosso objetivo agora é levá-la para mais capitais do país e, quem sabe, ajudar outras famílias a conhecer e finalizar suas histórias pessoais, como aconteceu com a minha”, revela Karen.

 

“Usando essa emocionante história como inspiração, queremos ajudar a difundir o poder da arte e da educação como ferramentas fundamentais para enfrentar as mais difíceis situações da vida. Para isso, incluímos na programação oficial um bate-papo com representantes de quatro instituições brasileiras que usam a arteterapia para auxiliar crianças que estão passando por momentos adversos”, explica Dodi, parceira no projeto da exposição e amiga da família há anos.

 

Serviço


Abertura: 19/03 , às 19h

Visitação: De 20/03 a 26/04 (terça a domingo)

Horário: 9h às 18h30

Local: Museu Nacional

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2 – Zona 0 – Anexo

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

 

Fonte: Jornal de Brasília

Categoria: Cult
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MÁSCARAS AFRICANAS PELO OLHAR DE KRISTOF DEGRAUWE

A Aliança Francesa de Brasília recebe, de 17 de março a 30 de abril, como parte da 18ª Semana da Francofonia, a exposição do fotógrafo belga Kristof Degrauwe.  A mostra “A Máscara Oculta” (The Hidden Mask)  foi criada em Lubumbashi (República Democrática do Congo), entre 1999 e 2000, com base na vasta coleção de máscaras “escondidas” nas lojas do museu etnográfico de lá. São 30 fotos (40 x 50 cm) interpretadas pelo olhar do fotógrafo e de uma forma muito intuitiva, a partir da própria máscara, ignorando o seu significado exato.

 

 

Exposição de fotos

 

Título:  A Máscara Oculta (The Hidden Mask)

 

Abertura: 17 março, às 20h

 

Visitação: 17 de março a 30 de abril, das 10h às 19h

 

Local: Espaço Cultural Ernesto Silva – Aliança Francesa | SEPS 708/907 lote A

 

Classificação indicativa: livre

 

Entrada franca

 

Fonte: Jornal de Brasília

Categoria: Cult
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14Š EDIÇÃO DA MOSTRA DO FILME LIVRE

Evento apresenta panorama da produção audiovisual independente brasileira com exibição de mais de 250 filmes

Em sua 14ª edição, a Mostra do Filme Livre aterrissa novamente em Brasília para trazer para o público candango um panorama completo da produção brasileira de filmes independentes em todos os formatos, gêneros e durações. A MFL 2015 exibe no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília entre 8 e 27 de abril, uma seleção de 209 filmes (de 1.460 inscritos), somados aos 51 convidados pela curadoria, incluídos nas sessões especiais. Os filmes são oriundos de várias partes do país e, muitos deles, terão a MFL como sua única exibidora. Trata-se de uma rara oportunidade de se conhecer uma excelente e vasta amostra da atual produção independente do cinema nacional. A exemplo das edições anteriores, a entrada é franca.

 

 

Seguindo a proposta de itinerância pelos CCBBs, a MFL começa este ano pelo Rio de Janeiro (11 de março a 5 de abril), depois vem para Brasília (8 a 27 de abril), segue para São Paulo (29 de abril a 25 de maio) e termina em Belo Horizonte (3 a 22 de junho), onde acontecerá pela primeira vez.

 

A MFL é produzida pela WSET (que também realiza no Brasil as mostras completas dos cineastas David Cronenberg e Michael Haneke, assim como a mostra Cinema de Garagem, entre outros eventos audiovisuais) com patrocínio do Banco do Brasil através da Lei de Incentivo (Minc).

 

Na cerimônia de abertura (para convidados) em Brasília no dia 7 de abril (terça-feira), será exibido o novo filme de Dácia Ibiapina, uma das mais atuantes cineastas de Brasília. Com 74 minutos, o longa-metragem Ressurgentes – Um filme de ação direta tangencia o pensamento político, a visão de mundo, bem como as ações diretas de um grupo de militantes de movimentos autônomos do Distrito Federal do Brasil, no período de 2005 a 2013. O filme de Dácia Ibiapina será mostrado novamente em sessão aberta ao público no dia 13 de abril (segunda-feira), às 20h, seguida de debate com a diretora.

 

Sob a curadoria de Marcelo Ikeda, Chico Serra, Guiwhi Santos, Christian Caselli, Gabriel Sanna e Ricardo Mansur, a MFL é a maior e a mais abrangente mostra de cinema brasileiro, por conta da extensa variedade de produções que exibe. Em relação a 2014, este ano o número de inscritos aumentou 40%, um recorde. Os filmes são exibidos de acordo com suas características (e que na sua maioria das vezes não entrarão no circuito comercial). Foram selecionados filmes do Rio de Janeiro (67), São Paulo (43), Minas Gerais (10), Rio Grande do Sul (10), Bahia (14), Ceará (18), Pernambuco (10), Paraná (5), Santa Catarina (8), Distrito Federal (7), Paraíba (5), Rio Grande do Norte (1), Maranhão (2), Alagoas (2), Espírito Santo (1) e Mato Grosso do Sul (1). “Em 13 edições, nosso público foi de 55 mil pessoas, que viram mais de 3 mil filmes, entre curtas, médias e longas de todos os formatos e gêneros. Em 2014 o Circuito de Cineclubes da MFL chegou a 25 cidades, com público de 2.300 pessoas. Em 2015 vamos repetir esta ação”, diz um dos curadores, Gabriel Sanna. Apenas 49 filmes, 23% dos selecionados, tiveram apoio estatal direto, o que comprova a força do cinema independente brasileiro. (A mostra disponibiliza a lista de todos os filmes inscritos no site: http://mostradofilmelivre.com/15/inscritos.php)

 

SERVIÇO

 

Cinema CCBB

 

8 a 27 de abril de 2015

 

Horários / Classificação Indicativa: consultar programação nos sites: mostradofilmelivre.com e bb.com.br/cultura

 

Ingressos: entrada franca – mediante retirada de senha com uma hora de antecedência

 

Lotação: 70 lugares

 

Horários da Bilheteria: 13h às 21h, de quarta a segunda-feira

 

Acesso para pessoas com deficiência: Sim

 

Horários e classificação indicativa disponíveis no site www.bb.com.br/cultura e no facebook.com/ccbb.brasilia

 

Fonte: Jornal de Brasília

Categoria: Cult
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EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL “MUSIC MANIAC” DE JOÃO TREVISA

 

É em torno do universo da música que gira a exposição individual “Music Maniac”, de João Trevisan, na Galeria Cookers, em cartaz  de 17 de março a 8 de abril.

 

“Voltei a escutar Jazz e comecei a produzir desenhos que lidam com este universo aliado à força das emoções que eu sentia. Tento racionalizá-las em momentos de concentração que remetem a memórias da infância. Desde pequeno acompanhava meu pai, que escutava muito Jazz. ” Conta João Trevisan.

 

“Quando estas emoções surgem, elas se associam racionalmente a uma imagem que me aconteceu quando era muito jovem, seja uma foto de um cantor de Jazz ou uma cena que remetia ao ritmo que tocava na vitrola. Algo que se assemelha a uma regressão.” Completa Trevisan.

 

Estas imagens se unem de maneira organizada e resultam em composições que se constroem como uma espécie de colagem visual que tem no desenho sua força motriz. A relação com Brasília, cidade natal do artista, também aflora em composições que remetem à Arte Urbana. Em um diálogo com o Grafitti, o artista aplica traços livres em um ato primitivo e não racional. Ao chegar ao papel, seu processo criativo ganha uma organização racional.

 

“Imagens e palavras se fundem à memória e ao espaço urbano, em uma amálgama cuja cartografia poética tem elementos muito peculiares, como linhas que lembram caminhos percorridos pelo artista em sua trajetória na capital do país.” Revela Renato Acha, curador da mostra.

 

As figuras da música nomeiam a mostra “Music Maniac”, composta por uma série de 14 desenhos se distribui pelo espaço da Cookers Cozinha Criativa (412 norte) até o dia 8 de abril. As obras estão à venda e serão substituídas por novos trabalhos da mesma série ao logo da mostra, de acordo com a demanda de comercialização. Ou seja, os visitantes e habitués do espaço sempre terão uma surpresa a cada semana.

 

Serviço: Exposição “Music Maniac” de João Trevisan

Data: De 17 de março a 8 de abril de 2015

Local: Galeria Cookers (CLN 412 – Bloco B – Loja 20 – Asa Norte)

Visitação: De terça a sábado, de 12 às 23 horas

Classificação indicativa: Livre.

Entrada franca

Informações: 3033-8434

 

Fonte: Jornal de Brasília

 

 

Categoria: Cult
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EXPERIÊNCIA TUMULTO III 25.02 A 20.04

HORÁRIO: de 9h às 21h
INGRESSO: Entrada franca
SAIBA MAIS sobre a mostra
Em Experiência Tumulto III, o artista Wagner Barja, defensor da “arte contemporânea
popular”, reconstitui seu universo plástico em trinta obras (poesia visual, vídeo-objeto,
instalações, esculturas, fotografias de grandes dimensões e vídeos que apresentam
performances e intervenções urbanas) realizadas ao longo de sua carreira, além de obra
inédita concebida especialmente para a exposição.
Fonte:  CCBB DF

Categoria: Cult
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ARTE EM METAIS NO ALAMEDA SHOPPING

O Alameda Shopping recebe exposição Arte em Metais de 2 a 23 de Março. Não perca!

Data: De 2 a 23 de março

Hora: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo e feriados, das 12h às 22h.

Local: Alameda Shopping

 

Sobre a Arte em Metais no Alameda Shopping

Do dia 2 a 23 de março, o Alameda Shopping irá receber a exposição Arte em Metais, de Ramon Rocha, conhecido como o Alquimista dos Metais. O artista explora a sucata de metal e transforma ferros retorcidos em obras que chegam a 3 metros de altura.

 

Suas esculturas são reconhecidas pelo apuramento técnico e caminham entre o abstrato e o figurativo. O artista possui esculturas abstratas; de bonecos; de brincadeiras, que retratam crianças soltando peão, pipa; presépio; entre outros temas.

 

A exposição vai contar com a escultura do personagem Dom Casmurro, que possui 1m80 de altura; uma banda com quatro músicos, cada um com 1 metro de altura, entre outras obras. Segundo Ramon Rocha, a reciclagem de sucatas é uma atividade artística criativa, mas antes de tudo é responsável.

 

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Ingressos

Entrada franca.

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Mais Informações

Telefone: (61) 3024-8375

Classificação: Livre.

 

Fonte: DeBoa Brasília

Categoria: Cult
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ARTES VISUAIS YAYOI KUSAMA – OBSESSÃO INFINITA

Em seu último mês em Brasília, a mostra que já atraiu mais de 60 mil pessoas traça a trajetória de Yayoi Kusama do privado ao público.

 

 

Obsessão Infinita é a primeira exposição apresentada no país que expressa uma pesquisa profunda sobre o trabalho de Kusama, uma das artistas mais originais e inventivas do Japão contemporâneo. Da pintura à performance, do ateliê às ruas, desde 1977 a artista vive voluntariamente em uma instituição psiquiátrica. O caráter psicológico singular e pronunciado de seu trabalho sempre foi combinado com uma generosa dose de reinvenção e inovação formal, produzindo peças que fizeram dela, com justiça, a artista viva mais celebrada do Japão.

 

HORÁRIO: de 9h às 21h
INGRESSO: Entrada franca

 

Fonte: CCBB DF

Categoria: Cult
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EXPOSIÇÃO ARTE E INTEGRAÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO ATHOS BULCÃO

Obras do artista Athos Bulcão poderão ser vistas na Câmara dos Deputados de 02 de fevereiro a 26 de março. A exposição, realizada em parceria com a Fundação Athos Bulcão, acontecerá na Galeria de Arte do 10 º andar do anexo IV. Não perca!

 

 

Data: 02 de fevereiro a 26 de março

Hora: 2ª a 6ª, das 9h às 17h

Local: Galeria de arte do 10º andar do anexo IV da Câmara dos Deputados

 

Sobre a Exposição Arte e Integração do artista plástico Athos Bulcão

 

A exposição conta com 41 obras, entre painéis de azulejo, pinturas, serigrafias, fotomontagens e projetos arquitetônicos pertencentes ao acervo da Fundação Athos Bulcão (DF) e ao Museu de Arte Moderna (RJ) e com curadoria de Rafaella Tamm e Valéria Cabral. Nascido no Rio de Janeiro, em 1918, Athos Bulcão estudou medicina, mas deixou o curso para dedicar-se à arte, deixando obras espalhadas pelo Brasil e em vários países. Destacam-se os edifícios Niemeyer, em Belo Horizonte; Manchete e Sambódromo, no Rio de Janeiro; e Gropius, em Recife. No exterior, uma das referências é o Painel de Azulejos na Embaixada do Brasil, em Buenos Aires, na Argentina, e o Relevo em Madeira e Fórmica, na Embaixada do Brasil em Lagos, na Nigéria.

 

Sua obra está intimamente associada à Brasília, onde trabalhou em vários projetos com o arquiteto Oscar Niemeyer. Só na Câmara dos Deputados são 12 obras espalhadas em todos os edifícios do complexo. Foi amigo de alguns dos mais renomados artistas brasileiros modernos: Jorge Amado, Enrico Bianco – que o apresentou a Burle Marx -, Vinicius de Moraes, João Filgueiras Lima – Lelé -, Ceschiatti e Manuel Bandeira, entre outros. Aos 21 anos, conheceu Portinari, com quem trabalhou como assistente no Mural de São Francisco de Assis, na Pampulha (BH), e aprendeu muitas lições importantes sobre desenhos e cores. Athos Bulcão faleceu em 2008, aos 90 anos, em Brasília.

 

Fundação Athos Bulcão

 

Criada em 18 de dezembro de 1992 e instalada em Brasília, seu objetivo é o de conservar, pesquisar, comunicar, documentar, investigar e expor o acervo de Athos Bulcão para fins de estudo, apreciação e educação. Desenvolve projetos que visam contribuir com a formação dos jovens e o acesso a bens culturais, além de promover a arte, a cultura e a participação social.

 

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Ingressos

Entrada franca

*Valores dos ingressos sujeitos à alterações sem aviso prévio.

 

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Mais Informações

Telefone: Não informado

Classificação: Não informado

 

Fonte: Brasilia DeBoa

Categoria: Cult
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