PRÊMIO LITERÁRIO DE LOGOSOFIA 2014

Aberto a universitários de todo o país, concurso pretende estimular reflexão sobre formação, carreira, vida e outros valores.

A Fundação Logosófica está promovendo um concurso literário voltado aos universitários. A fonte para a produção textual será o livro “Logosofia Ciência e Método”, de autoria do pensador e criador dessa ciência, Carlos Bernardo González Pecotche. As inscrições deverão ser realizadas até 24 de maio.

 
Os interessados deverão enviar uma redação de uma página sobre o que extraiu da leitura do livro. O texto será criado segundo os critérios de criatividade, coerência, objetividade, clareza e adequação ao tema, além do uso correto da língua portuguesa. O vencedor ganhará um carro 0Km.

 

Saiba mais em www.logosofia.org.br/premiouniversitarios

 

 

Categoria: UDF Indica
Tags: , , , , , , , ,
Comentar

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE REALIZA EVENTO “MULHER: BELEZA E LEVEZA”

O Conselho Regional de Contabilidade do DF – CRC/DF realizará no próximo dia 13(treze) às 14 horas, no Auditório do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, o Evento “Mulher: Beleza e Leveza” em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

 

 

Inscrições e mais informações no site: www.crcdf.org

Categoria: UDF Indica
Tags: , , , , , , , , , , , , , ,
Comentar

LIVROS INDICADOS PELA PROFESSORA MS. CAROLINA FERREIRA, DA DISCIPLINA DE DIREITO PENAL.

Como (não) se faz um trabalho de conclusão

 

Formato: Livro

Autor: Carvalho, Salo de

Editora: Lumen  Juris – RJ

Assunto: Metodologia de Pesquisa

Preço: R$ 30

 

A obra é um “desabafo” do autor, que tem bastante experiência em pesquisa jurídica e, exatamente por isso, está cansado dos trabalhos meramente doutrinários/bibliográficos/assépticos que os estudantes do Direito produzem, principalmente na graduação.

 

O livro de Salo representa o que muitos professores querem dizer a seus alunos sobre métodos e tipos de pesquisa não muito “recepcionados” pelo Direito. A falta de pesquisa empírica no ensino jurídico traz uma série de certezas aos alunos-graduandos… sobre conceitos e teorias, mas nada de prática ou de realidade do Direito e do Sistema Jurídico em que vão se inserir. Além disso, um certo conceito de “ciência jurídica” impede os estudantes da aproximação com o objeto de pesquisa, quando, paradoxalmente, o Direito é uma Ciência Social Aplicada. Assim, métodos de pesquisa que incluam observação participante ou não-participante, levantamento de dados, análise de discurso dos Tribunais, entrevistas com componentes do sistema de justiça devem ser cada vez mais incentivados.

 

 


 

Categoria: UDF Indica
Tags: , ,
Comentar

CONFIRA AS DICAS DE FILMES DO PROFESSOR MS. RAFAEL DUARTE, COORDENADOR DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

Confira as dicas de filmes do Professor Ms. Rafael Duarte, coordenador do curso de Relações Internacionais.

Treze dias que abalaram o mundo

No drama “Treze dias que abalaram o mundo”, produzido em 2003, sob direção de Roger Donaldson, é retratado o episódio da Crise dos Mísseis, ocorrido em outubro de 1962, em que os ânimos soviéticos e americanos se aguçaram face a um dos pontos de maior tensão da Guerra Fria. Este artigo visa a realizar uma análise realista deste episódio

Assista o trailer:

Fomos Heróis

Em plena Guerra do Vietnã, o tenente-coronel Hal Moore (Mel Gibson) e mais 400 integrantes do exército norte-americano, todos da elite de combate, são cercados por 2000 solados vietnamitas. A batalha que se segue a partir de então se torna uma das mais sangrentas da história militar norte-americana, fazendo com que posteriormente o lugar onde ela ocorreu seja conhecido como o Vale da Morte.

Assista o trailer:

A Queda – As últimas horas de Hitler

No meio de uma noite de novembro de 1942, um grupo de jovens mulheres é escoltado por oficiais das SS, através do bosque, até a Toca do Lobo, o QG de Hitler na Prússia Oriental. São candidatas ao cargo de secretária pessoal do Führer. Entre elas, está Traudl Junge, uma jovem de Munique, de 22 anos. Ela é escolhida para o trabalho, e a idéia de servir ao Führer pessoalmente a deixa radiante.

Em abril de 1945 os russos tomam Berlim deixando o exército alemão em pânico. No bunker instalado no subterrâneo da capital – uma caixa de cimento a prova de qualquer bomba – Hitler e seus principais assessores planejam ações militares para eliminar o inimigo, mesmo sabendo que a derrota está próxima.

O Führer está assustado, Eva Braun, sua namorada e depois esposa mantém a moral em alta dançando e cantando com os oficiais. Goebbels e sua mulher trazem os seis filhos para o bunker na esperança de um milagre. O 3º Reich está com as horas contadas.
“A Queda! As Últimas Horas de Hitler” é baseado nos relatos de Traudl Junge, além de livros, entre eles o de Joachim Fest, a maior autoridade mundial em nazismo.

 

Assista o trailer:

 

 

Categoria: UDF Indica
Tags: , , , , ,
Comentar

DICAS DE FILMES DO PROFESSOR ESP. JOSUÉ TEIXEIRA, DA DISCIPLINA DE DIREITO ROMANO.

Ancient Rome

 

Este documentário dramatizado conta a história da ascensão e queda da Antiga Roma através de 6 momentos decisivos. Baseado em fatos acurados e extensa pesquisa histórica, ele revela como a avidez, luxúria e ambição de homens como César, Nero e Constantino moldaram o Império Romano. Ele descreve como Roma destruiu Cartago, como foi dominada por César, como sufocou a revolta judia e como foi convertida ao Cristianismo. Animações gráficas, atuações convincentes e espetaculares batalhas ao vivo foram utilizadas para contar a definitiva história de como o Império se formou, como atingiu seu máximo apogeu e porque finalmente decaiu.

 

Episódio 1: César

Este episódio se concentra no Romano mais famoso de todos – Caesar. Charmoso, selvagem, obcecado pelo poder, oportunista e brilhante, ele derrubou 500 anos da antiga república e deu início à Era dos Imperadores.

 

Episódio 2: Nero

Este programa focaliza Nero, acompanha sua obsessão em se tornar um deus, como seus planos de transformar Roma numa cidade gloriosa arruinou o Império, como se casou com seu escravo e matou sua amada esposa num frenesi e como finalmente foi derrubado.

 

Episódio 3: Rebelião

Este episódio conta a história da Revolta Judia que varreu a Judéia em 66 D.C. e ameaçou desestabilizar todo o Império. Roma recorreu ao General Vespasiano e seu filho Titus para enfrentar os rebeldes. Repleto de ataques espetaculares e enormes cenas de ação, o filme contrapõe a disciplina e a ingenuidade do exército Romano contra a paixão e comprometimento dos rebeldes.

 

Episódio 4: Revolução

Roma foi outrora uma grande sociedade democrática, com eleições regulares. Esta República durou 500 anos até a chegada de Tiberius Gracchus. Ele acreditava nos ideais da República – justiça, decência e lealdade – mas ficou horrorizado com o tratamento que os aristocratas dispensavam ao povo. Então ele liberou o poder da turba sobre as ruas de Roma, com consequências devastadoras.

 

Episódio 5: Constantino

O episódio conta a história de como o Imperador Constantino trouxe o Cristianismo para o mundo Ocidental. Em 312 D.C., Roma estava em crise. O Império fora dividido em 4 partes, cada uma com seu próprio Imperador que lutavam entre si. Constantino interveio e unificou Roma, usando meios militares e uma nova religião – o Cristianismo.

 

Episódio 6: A Queda de Roma

Em 410 D.C., os Godos saquearam a cidade. Este evento simboliza o colapso de Roma. Em 70 anos, o Império Ocidental – o que entendemos como Roma Antiga – desapareceu. Mas não para sempre.

 

Categoria: UDF Indica
Tags: , , , ,
2 Comentários
Termo de Uso de Conteúdo –

Nós permitimos e incentivamos a reprodução do conteúdo deste blog, desde que as condições determinadas abaixo sejam respeitadas.
Qualquer utilização que não respeite este Termo será considerada violação de propriedade intelectual e estará sujeita à todas as sanções legais.
Você pode copiar, distribuir e exibir o conteúdo, sob as seguintes condições:


Atribuição

Você deve dar crédito ao autor original sempre que o conteúdo possuir autoria. Veja o exemplo abaixo.
Por: (inserir o nome do autor)


Origem


A fonte deve ser citada da seguinte forma: Fonte: UDF.Blog (com o  link http://blog.udf.edu.br/)


Utilização do conteúdo


É vedada a criação de obras derivadas do conteúdo do UDF.Blog.
Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você não pode utilizar o conteúdo para finalidades comerciais ou publicitárias.


Política de Privacidade


Todas as informações fornecidas por você serão utilizadas para sua identificação.
Seus dados não serão vendidos ou compartilhados com terceiros sem sua prévia autorização.
Caso tenha solicitado, usaremos seus dados para mantê-lo informado sobre serviços, novidades e benefícios. Você sempre terá a opção de cancelar o recebimento de tais mensagens.


Condições gerais para os comentários


Buscando manter um relacionamento mais próximo e oferecer a possibilidade de participação dos usuários em nossos conteúdos, comentários são permitidos e bem-vindos em nosso blog.
Eles estão sujeitos a aprovação e serão publicados sempre que de acordo com as seguintes condições:

Os conteúdos dos comentários publicados são de responsabilidade dos usuários, não tendo nenhuma interferência ou opinião do UDF Centro Universitário.