ACADÊMICOS FAZEM VISITA TÉCNICA AO HOSPITAL SARAH DE BRASÍLIA

Acadêmicos do segundo e terceiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UDF realizaram, este mês, uma visita técnica ao Hospital Sarah de Brasília. O local, projetado pelo Arquiteto João Filgueiras Lima Lelé, é um importante centro de apoio às pesquisas avançadas na área de reabilitação e intensificação dos programas de tratamento de pacientes.

 

A visita foi organizada e acompanhada pela professora Mariana Arrabal. “Na ocasião foi possível conhecer soluções arquitetônicas relativas ao Conforto Ambiental Térmico, e sobre o uso da ventilação natural”, explica a professora. Ainda segundo ela, foi possível também saber um pouco mais sobre arquitetura hospitalar, uma vez que a visita foi guiada por uma engenheira, responsável pela manutenção do hospital.

 

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , , , ,
Comentar

PROGRAMA BRASÍLIA SEM FRONTEIRAS 2014 UNIVERSITÁRIOS

Encontra-se aberto o Processo Seletivo para o Programa Brasília Sem Fronteiras 2014 Universitários. São ofertadas 75 vagas para estudantes universitários do Distrito Federal, dos quais 50 irão para os Estados Unidos e 25 para a Nova Zelândia.

 

Integralmente custeado pelo Governo do Distrito Federal, o programa oferece educação, imersão e capacitação internacionais em centros de excelência no mundo. O objetivo é contribuir para a formação de líderes e a geração de conhecimento capazes de impulsionar a competitividade, a geração de oportunidades, a inovação tecnológica e a melhoria da qualidade de vida do Distrito Federal e do Brasil.

 

Saiba mais em www.internacional.df.gov.br

 

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , , ,
Comentar

ESTUDE NA INGLATERRA – INTERCÂMBIO DE FÉRIAS

Nos dias 24 e 25 deste mês, o Centro Universitário UDF realizará a palestra “Estude Inglês na Inglaterra – Intercâmbio de férias julho / 2014”. O evento contará com a participação da professora Carmen Dourado e do acadêmico João Cirilo, participantes do intercâmbio realizado em janeiro deste ano.

 
O objetivo do encontro é explicar e tirar dúvidas dos interessados em estudar durante um mês no Newcastle College, localizado na cidade de Newcastle Upon Tine, Inglaterra. Além do professor André Leão, responsável pela parceria com o College, estará presente a Sra. Clarisse Almeida, responsável por recepcionar os estudantes latinos em Newcastle.

 
Poderão participar alunos, egressos, professores e colaboradores da Instituição. O evento será realizado no Auditório do Ed. Sede às 18h30 no dia 24 e às 9h30 no dia 25/04.

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , , , , , ,
Comentar

ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO FAZEM VISITA TÉCNICA À PENITENCIÁRIA

Duas visitas técnicas foram realizadas pelos acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário UDF, ambas à Penitenciária do Distrito Federal (PDF1). Segundo o Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, professor Marcus Ulhoa, durante as visitas, o Vice-Diretor do Presídio, Dr. Marcos Sloniak, ministrou palestras sobre o sistema penitenciário no estado. Dentre os assuntos, foram abordadas as características de cada Estabelecimento Prisional situado dentro do Complexo da Papuda, bem como da Penitenciária Feminina do Gama e do Centro de Progressão Penitenciário situado no SIA.

 

 

“Após a palestra, fomos conduzidos a um dos blocos de segurança média. Lá, tivemos a oportunidade de conhecer o local do banho de sol dos presos e as selas vazias” explicou Samira Aline, aluna do 1º Semestre do curso de Direito. Os alunos também passaram pelo controle de entrada e saída de presos, além das salas de aula, consultórios médicos e pela sala dos advogados. “Todas as visitas foram bastante disputadas entre os alunos e o transporte foi providenciado pela IES.”, afirma o Professor Marcos Ulhoa.

 

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , ,
Comentar

PALESTRA DE ADMINISTRAÇÃO DISCUTE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E ESTRUTURAS EMPRESARIAIS

No próximo dia 24, o curso de Administração vai realizar a palestra “Organização de sociedades, estruturas empresariais e suas vantagens”. Segundo a professora Maria Elisabete, organizadora do evento, o objetivo é informar sobre o enquadramento
tributário para os mais diversos tipos de empresas.

 
Confira abaixo a programação:

 

 

19h30 – 19h40 Abertura do Evento
19h40 – 20h00 Palestra:

Organização de Sociedades Empresariais: desde a sua constituição mediante qualquer das cinco formas societárias previstas no Código Civil( Sociedade Anônima e Sociedade Limitada)

Ainda, a constituição do negócio através de empresário individual ou empresa individual de responsabilidade limitada _ EIRELI, com breves esclarecimentos quanto à figura do microempreendedor individual – MEI.

20h00 – 20:15: h Palestra:

Estruturas Empresariais

por intermédio de sociedades “holding” ou controladora e operating, como também sociedades coligadas.

20h15 – 20h30 Vantagens: variante bem aberta onde poder-se-ia trabalhar com temáticas tais como carga tributária exacerbada dos empresários, dentre outros.
20h30 – 20h45 Tempo para responder aos questionamentos

 

O evento será realizado no Auditório do Ed. 4R e tem início previsto para 19h30. Para se inscrever, é preciso acessar a Área do Aluno. Não perca!

 

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , , , ,
Comentar

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ORGANIZOU PALESTRA SOBRE MERCADO DE TRABALHO

No último dia 08, a Coordenação do curso de Administração do Centro Universitário UDF organizou a palestra “O mercado de Trabalho”, ministrada pelo Presidente do Conselho Regional de Administração – CRA, Carlos Alberto Ferreira Júnior. O evento contou com a participação dos alunos dos cursos de Administração, Contabilidade, Recursos Humanos, Psicologia, Engenharia e Enfermagem que participam da disciplina de Gestão de Pessoas.

 

 

De acordo com a Professora Carmem Dulce, coordenadora adjunta do curso de Administração, o objetivo foi discutir as competências necessárias para o sucesso no mercado de trabalho, dentre elas: atitude, gerenciamento do tempo e autoconhecimento.

 

 

O evento apresentou a diferença entre sindicato, conselho e associação, evidenciando a importância dos conselhos de cada profissão. Além disso, foi tratado sobre o mercado de trabalho de Brasília, cuja maior demanda é na área de serviços como entretenimento, cultura e tecnologia.

 

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , ,
Comentar

NOVO CURSO DE ODONTOLOGIA DO UDF

Já pensou em trabalhar em uma área que contribui para a saúde, educação e qualidade de vida das pessoas? Segundo o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Dr. Emílio Barbosa e Silva, esses são pontos importantes que se deve pensar para ser um bom Cirurgião-Dentista.

 

 

Segundo ele, a matriz curricular do curso possibilitará ao aluno uma formação moderna e alicerçada nos princípios da ciência. “Teremos uma extensa carga horária com práticas clínicas para o aprendizado e treinamento, além de uma formação que irá preparar o futuro cirurgião-dentista para trabalhar tanto no serviço público como no privado, com pleno êxito e confiança”.

 

 

Confira uma seção de perguntas e respostas com o Coordenador, para entender melhor sobre o curso e o mercado de trabalho:

 

 

Quais são as habilidades necessárias para se tornar um bom Cirurgião-Dentista?

O profissional precisa aliar o profundo conhecimento teórico baseado em evidências científicas abordado durante a graduação, com extensa prática clínica baseada no treinamento de suas habilidades, estas que são desenvolvidas ao longo do tempo.

 

 

O que esperar do curso?

O curso de Odontologia do UDF traz uma proposta inovadora, com disciplinas práticas sendo desenvolvidas desde o início e ao longo de todo o curso. Esse diferencial fornecerá ao aluno um treinamento intenso e consistente, levando o aluno a contribuir com a saúde, educação e qualidade de vida da população. O objetivo é formar um profissional capacitado para atuar em diferentes contextos e situações (individuais e sociais), visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Irá ainda preparar e capacitar o egresso nas melhores práticas de atendimento à população e também ao indivíduo. O curso está de acordo com as diretrizes do MEC e abordará em seu currículo todas as disciplinas necessárias e importantes para a formação de um profissional de qualidade.

 

 

Como está o mercado de trabalho para os profissionais da área?

Novos campos de trabalho abrem-se para inserir profissionais, como a atuação de dentistas nas UTI’s de hospitais, o atendimento a pacientes com necessidades especiais, a Odontologia do Trabalho e a Odontologia Legal, na qual profissionais atuam na área de perícia em Fóruns e Institutos Médicos Legais, além de averiguação in loco de crimes e acidentes. Isto faz com que o cirurgião-dentista frequente ambientes totalmente diferenciados do tradicional consultório. O último levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra a necessidade de se investir mais em políticas públicas efetivas, que incluam os profissionais cirurgiões-dentistas no seu rol de ações como nos programas de Saúde da Família, Brasil Sorridente e nos Centros de Especialidades Odontológicas. No setor privado, a Odontologia possui diversas especialidades que podem ser exercidas, e que a cada dia avançam com novas tecnologias e práticas modernas.

 

 

Conheça o Coordenador

 


Mestre em Odontologia e Doutor em Periodontia, o Prof. Emílio Barbosa, tem experiência em Odontologia com ênfase em Periodontia, Implantodontia, Microbiologia e Saúde Coletiva. Seus principais trabalhos foram voltados às doenças periodontais, microbiologia, cicatrização de feridas, periodontite crônica, diagnóstico.

 

 

Dr. Emílio explica que sempre se encantou pelas áreas de biologia e saúde. Com isto, buscou um curso em que pudesse dar assistência às pessoas e devolver na população um estado de saúde plena e prevenção de doenças. “No momento da escolha de minha profissão, a Odontologia preenchia todos os requisitos e critérios que vislumbrava para o meu futuro. Cirurgião Dentista seria a profissão que exerceria com amor e dedicação”, revela.

 

 

Clique aqui e confira mais detalhes do curso.

 

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , , , ,
Comentar

ÁFRICA E AMÉRICA APRESENTAM TALENTOS DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA NA BIENAL

Evento recebe nesta segunda os escritores Valéria Luiselli, Conceição Lima e Antônio Prata

Antônio Prata acredita que o interesse pela literatura brasileira no exterior é reflexo do crescimento econômico do país

Os países latino-americanos e africanos têm rompido fronteiras e cruzado o oceano por meio de uma nova safra de autores. entre eles, Valéria Luiselli, do México, Conceição Lima, de São Tomé e Príncipe, e o brasileiro Antônio Prata. Os três escritores delineiam o cenário da literatura contemporânea Nas Américas e na África e dividirão hoje mesa em seminário na II Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Tanto o México, quanto São Tomé e Príncipe e o Brasil foram palco de conflitos, seja pela independência, pela luta contra a repressão ou pela sobrevivência diante dos horrores do narcotráfico. O terreno se mostrou fértil em meio ao caos, no entanto, e a arte floresceu.

 

Antônio Prata acredita que o interesse pela literatura brasileira no exterior é, sobretudo, reflexo do crescimento econômico do país. “Como o Brasil está em voga, as pessoas estão olhando para o país.” O escritor, filho dos também escritores Mário Prata e Marta Goés, colabora em roteiros de novelas brasileiras e, ano passado, lançou o livro de crônicas semi-memorialistas, Nu de botas. “Os meus leitores crescem devagar, conforme vou sendo mais conhecido, também pelo o que escrevo nos jornais. Ainda é uma coisa pequena. Na lista de mais vendidos, os gêneros se misturam. Mas o público para literatura é pequeno. É muito difícil um escritor brasileiro viver de literatura.”

 

Considerada um dos nomes mais importantes da poesia africana contemporânea, Conceição Lima insere memórias e a história de São Tomé e Príncipe à literatura. Dona de um estilo intimista, ela busca imprimir a voz coletiva nos versos que constrói nos livros O Útero da casa, A dolorosa raiz do micondó e O país de Akendenguê. “Confesso que não me sinto muito confortável em falar da minha própria poesia. Atrevo-me a descrevê-la, de forma muito sintética, como uma poesia intimista, lírica, amiúde de contaminação épica, marcada por fluxos da história e na qual a voz do eu-lírico, não raras vezes, se confunde com a voz coletiva”, diz. Para ela, o amálgama entre as identidades do país e das poesias que escreve é movimentado pela germinação de sentidos entre os níveis individual e coletivo: “Há, na minha poesia ou em parte significativa dela, o entrelaçamento entre a narrativa pessoal, íntima, individual e aquilo a que se poderá chamar de narrativa da nação.”

 

Biógrafo de Fernando Pessoa conta como foi contato com familiares do poeta

 

Durante a pesquisa, o biógrafo chegou a 127 heterônimos, mas confessa que os mais importantes eram quatro: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Alvaro de Campos e Bernardo Soares — além de um destaque especial para para Alexander Search, António Mora, Barão de Teive. “Todos eram Pessoa e o que estava a sua volta. Álvaro de Campos, por exemplo, era de ‘Campos’ por conta de um sósia de Pessoa, Ernesto Campos. Nasceu em Tavira, terra do avô paterno de Pessoa. No dia de nascimento de Virgilio e Kant, duas de suas admirações literárias. Vivia na casa de duas tias velhas, com quem Pessoa vivia. Era engenheiro naval, como o marido da filha de sua tia Anica, que morava num quarto pegado ao dele. Visitou Stratford on Avon, onde era cônsul Eça de Queiroz. Viajou pelo Mediterrâneo ( em ” Opiário ” ) , como Pessoa havia viajado. Mas, diferentemente dele, que vai até Lisboa, desembarca em Marselha. Como Rimbaud. Nada nele era por acaso.”

 

Autorização para biografias

 

Calavcanti não precisou de autorização prévia para publicar a biografia de Fernando Pessoa e conta que o contato com a família do poeta foi amistosa. Ele é contra a exigência de autorização para a publicação de obras biográficas. “O debate, no Brasil, está simplificado. No primeiro mundo, pode. Aqui não deve ser diferente. Ocorre que, por lá, a indenização pode ir longe. 5 milhões de dólares, no case Leonard Ross x New York Times. 34 milhões de dólares, no case Richard Sprague x Philadelphia Inquirer. 232,4 milhões de dólares, Houston Money Managment x Wall Street Journal. Só que, por aqui, indenizações assim são consideradas censuras. Devemos fazer um debate mais informado e amplo.”

 

Três perguntas para José Paulo Cavalcanti

 

O que mudou em sua percepção sobre Fernando Pessoa após a pesquisa?

A dimensão do escritor. No início, de alguma forma, pensei que era um bom escritor, como tantos. No fim, vi que era algo muito especial. Na minha opinião, o maior vulto da literatura portuguesa.

 

Como foi seu contato com os familiares?

Muito bom. Cordialíssimo. Com certas concessões, claro. Por exemplo disse que o avô dos sobrinhos de Pessoa era sapateiro. Era mesmo, apesar de ter irmão rico. Por conta da Lei do Morgadio, que garante a totalidade da herança apenas ao filho mais velho. A família disse que ficou incomodada. Falei sobre as diferenças, com o Brasil. Aqui seria honra, um pai sapateiro ter filhos formados em universidades. Lá, não. Perguntei se poderia trocar sapateiro por ” profissão modesta ” . Eles aceitaram, com enorme satisfação. E colaboraram muito, depois disso.

 

Acha que o mercado editorial do Brasil está se consolidando no que diz respeito à literatura?

Sim. Sem dúvida. Mas continuo entendendo que não há nada mais moderno, revolucionário, democrático e transformador, para o país, que educação popular. Só um povo educado por exercer, em todos os seus limites, a cidadania.

 

II Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Debate: As múltiplas faces de Fernando Pessoa. Hoje, às 11h.
2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura — Esplanada dos Ministérios.
Debate: Biografias: literatura, história e identidade cultural.
Segunda-feira, às 19h. 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura — Esplanada dos Ministérios. Serão distribuídas senhas na entrada dos auditórios para as palestras, debates e seminários. Classificação Indicativa Livre

 

Fonte: Correio Braziliense

 

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , , , , , ,
Comentar
Termo de Uso de Conteúdo –

Nós permitimos e incentivamos a reprodução do conteúdo deste blog, desde que as condições determinadas abaixo sejam respeitadas.
Qualquer utilização que não respeite este Termo será considerada violação de propriedade intelectual e estará sujeita à todas as sanções legais.
Você pode copiar, distribuir e exibir o conteúdo, sob as seguintes condições:


Atribuição

Você deve dar crédito ao autor original sempre que o conteúdo possuir autoria. Veja o exemplo abaixo.
Por: (inserir o nome do autor)


Origem


A fonte deve ser citada da seguinte forma: Fonte: UDF.Blog (com o  link http://blog.udf.edu.br/)


Utilização do conteúdo


É vedada a criação de obras derivadas do conteúdo do UDF.Blog.
Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você não pode utilizar o conteúdo para finalidades comerciais ou publicitárias.


Política de Privacidade


Todas as informações fornecidas por você serão utilizadas para sua identificação.
Seus dados não serão vendidos ou compartilhados com terceiros sem sua prévia autorização.
Caso tenha solicitado, usaremos seus dados para mantê-lo informado sobre serviços, novidades e benefícios. Você sempre terá a opção de cancelar o recebimento de tais mensagens.


Condições gerais para os comentários


Buscando manter um relacionamento mais próximo e oferecer a possibilidade de participação dos usuários em nossos conteúdos, comentários são permitidos e bem-vindos em nosso blog.
Eles estão sujeitos a aprovação e serão publicados sempre que de acordo com as seguintes condições:

Os conteúdos dos comentários publicados são de responsabilidade dos usuários, não tendo nenhuma interferência ou opinião do UDF Centro Universitário.