SEMPRE AS TERÇAS E AS “PRIMÁRIAS LONGAS”!

Por João Carlos Souto

 

Nova Iorque, 07 de novembro de 2016

 

Por que as terças-feiras?

A eleição para Presidente dos Estados Unidos difere um pouco daquilo que estamos acostumados no Brasil, desde o advento da Constituição de 1988.

 

No Brasil a eleição se dá no primeiro domingo de outubro e escolhemos dentre vários candidatos. Será eleito quem obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. Haverá segundo turno no último domingo de outubro se por acaso a maioria absoluta dos votos não for conseguida no primeiro turno.

 

Nos Estados Unidos, a eleição se dá na segunda terça-feira de novembro e, mais importante, não é e nunca foi feriado. A razão por uma terça-feira tem raízes históricas. No século XIX, quando essa data foi escolhida, o pais era essencialmente agrário, o meio de transporte mais comum era o cavalo, de modo que a terça feira se apresentava como a data mais conveniente para ir à cidade, votar e retornar ao trabalho. O tempo passou, os meios de transportes mudaram mas o costume permaneceu. Assim, amanhã, dia da eleição, será um dia normal para os norte-americanos: escolas, empresas, escritórios, fábricas, lojas, estarão abertas. Se o eleitor quiser votar, terá que fazê-lo antes ou depois do trabalho, ou contar com a boa vontade do empregador para liberá-lo por alguns minutos.

 

(Ellis Island, por onde chegaram, em fins do século XIX até meados do século XX, milhões de imigrantes que ajudaram a construir os Estados Unidos, eles que são um dos temas principais dessa eleição que ocorre amanhã, 08 de novembro. Foto: João Carlos Souto)

 

 

Não por outra razão o apelo tão enfático da candidata Hillary Clinton para que os eleitores compareçam as urnas, porque além do voto ser facultativo o dia de eleição é um “ordinary day”.

 

A pré-campanha começou em junho de 2015

 

Pode-se dizer que são duas campanhas em uma só. A primeira é a disputa interna entre os candidatos do Partido para se saber quem será o escolhido. É o que eles chamam de “primárias”.

(Bill de Blasio, prefeito de Nova Iorque, e a primeira dama Chirlane McCray – foto: João Carlos Souto)

 

Em 2016, dezessete candidatos disputaram a indicação do Partido Republicano; um recorde, um quantitativo nunca antes visto. Alguns ex-governadores como Jeb Bush, filho e irmão de ex-Presidente, mulheres de sucesso como Carly Fiorina, governadores em exercício de mandato como o de New Jersey, Chris Christie, entre outros. Acompanhei todos os debates das primárias do Partido Republicano. Dentre os tantos debates ficaram na minha memória (e ficarão nos anais da História) o debate em que Trump insinuou que Fiorina era feia (“look at that face! Would anyone vote for that!)”) e em outro apelidou Jeb Bush de “pouca energia” (low energy!).

 

Entre os dezessete que disputaram a indicação pelo Partido Republicano para mim o candidato mais bem preparado, mais sensato, menos radical, era o atual governador do Estado cde Ohio, John Kasich, um dos últimos a desistir. Ao fim, como sabido, Donald Trump conseguiu o número necessário de votos e sagrou-se candidato.

(Museu da Imigração em Ellis Island – Foto: João Carlos Souto)

 

Pelo lado “Democrata” as “primárias” tiveram um número menor de candidatos, mas nem por isso foi menos disputada. Já de início quatro dos seis pré-candidatos desistiram, permaneceram apenas Bernie Sanders e Hillary Clinton. O primeiro declaradamente socialista e com pouca ligação com o Partido, antes era independente. Aliás, aqui reside uma característica do sistema norte-americano, a relativa facilidade pela qual um Partido acolhe um “outsider”, como são exemplos Sanders, pelo Partido Democrata e Trump pelo Partido Republicano. Aliás, Trump em 1987 era filiado ao Partido Democrata!

 

Definidos os candidatos, Hillary e Trump, a campanha começou pra valer e se tornou mais específica, mais direta, porque se concentrou nos dois candidatos com mais chances. Dois outros disputam a presidência (Gary Johnson, pelo Partido Libertário e Jill Stein, pelo Partido Verde), contudo, como têm menos de 15% de intenção de votos, não puderam participar dos debates, de acordo com a legislação em vigor aqui nos Estados Unidos.

 

João Carlos Souto, Professor de Direito Constitucional do Centro Universitário UDF, Mestre em Direito Público, Procurador da Fazenda Nacional, autor de “Suprema Corte dos Estados Unidos – Principais Decisões”, Atlas, 2ª ed., 2015, ex-Secretário de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (2015/2016), www.jsouto.com

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , ,
1 Comentário

TODOS PRONTOS PARA O LUDUM DARE 35?

A próxima edição da Game Jam – maratona de desenvolvimento de jogos – começa no próximo dia 15, no auditório do edifício Reitor Rezende Ribeiro de Rezende (4R). O evento, chamado Ludum Dare 35, reunirá participantes que aceitaram o desafio de desenvolver um protótipo de jogo funcional num espaço curto de tempo em um ambiente competitivo e propício a troca de experiências e formação de parcerias.

 

O Ludum Dare é uma das maiores ferramentas sociais de desenvolvimento independente de jogos e funciona também como uma vitrine para os alunos participantes, oferecendo oportunidades de aprendizado e inserção no mercado de trabalho.

 

Confira o regulamento aqui

 

As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de abril. Clique aqui neste link para fazer a sua.

 

 

Programação

 

Sexta-feira – 15 de abril – AUDITÓRIO
17h00 às 20h00: Recepção dos Participantes;
18h00 às 19h00: Palestras;
19h00 às 20h00: Anúncios;
20h00 às 21h00: Formação dos Grupos;
22h00: Divulgação do tema no site do Ludum Dare.

 

Sábado – 16 de abril – LAB 2
09h:00: Café da Manhã (oferecido pelo UDF);
13h00 às 14h00: Almoço;
16h00 às 17h00: lanche (oferecido pelo UDF);
19h00 às 20h00: Jantar.

 

Domingo – 17 de abril – LAB 2
09h00: Café da Manhã (oferecido pelo UDF);
13h00 às 14h00: Almoço;
16h00 às 17h00: lanche (oferecido pelo UDF);
16h00 às 19h00: Apresentação dos Grupos e envio ao site;
19h00: Encerramento.

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , , , ,
Comentar

MÉDICOS AMERICANOS RECOMENDAM INICIAR MAMOGRAFIA MAIS TARDE

A Sociedade Americana de Câncer divulgou, nesta terça-feira (20), novas recomendações sobre a realização da mamografia para diagnóstico precoce de câncer de mama. As novas diretrizes aumentaram a idade de início dos exames anuais para 45 anos, no caso de mulheres que não têm risco aumentado para a doença. Antes, a entidade recomendava que as mulheres começassem a fazer mamografias anuais a partir dos 40 anos.

 

Segundo a sociedade, a partir dos 55 anos, a mamografia deve ser feita a cada dois anos, mas as pacientes podem continuar com a periodicidade anual, caso queiram. Essa rotina deve seguir enquanto a mulher estiver com saúde. Não são mais recomendados exames clínicos da mama nem o autoexame, pois pesquisas mostram que eles não trazem um benefício claro para as mulheres.

 

As diretrizes foram publicadas na revista especializada “Journal of the American Medical Association” (“JAMA”) nesta terça-feira.

 

A entidade justifica ter aumentado a idade de início do rastreamento pelo fato de que a mamografia pode, em determinadas condições, detectar tumores que seriam inofensivos, mas cuja investigação envolve testes mais invasivos que ocasionam riscos, dor, ansiedade, entre outros malefícios. Segundo a sociedade, somente a partir dos 45 anos os benefícios da mamografia superam seus riscos.

 

Apesar de a sociedade não recomendar mais o autoexame, ela observa que as mulheres devem ficar atentas à saúde de suas mamas e comunicar seu médico sobre qualquer alteração que observarem.

 

Como é a recomendação para mamografia no Brasil?
No Brasil, as duas principais diretrizes de rastreamento de câncer de mama são a da Sociedade Brasileira de Mastologia, que recomenda que a mamografia seja feita anualmente dos 40 até os 70 anos de idade, e a do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que recomenda o exame a partir dos 50 até os 70 anos com intervalo de até dois anos.

 

O médico Vilmar Marques de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional São Paulo e membro da Associação de obstetrícia e ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), observa que não existe um consenso no mundo sobre rastreamento mamográfico.

 

No Brasil, segundo ele, os esforços ainda estão concentrados em garantir que todas tenham acesso ao exame, o que ainda não é uma realidade para toda a população, e não em discutir a periodicidade ou a idade inicial dos exames. “O melhor método de rastreamento é o que se faz de forma organizada. Não adianta traçar diretrizes se não um rastreamento organizado.”

 

E no caso de pacientes com alto risco?
Essas recomendações valem apenas para pacientes com baixo risco de desenvolver câncer.  No caso das mulheres com familiares que foram diagnosticadas com câncer de mama, a recomendação deve ser personalizada, especialmente no caso das que tenham mutações associadas ao desenvolvimento da doença.

 

Segundo Oliveira, nesses casos, os exames anuais devem começar ou a partir dos 25 anos de idade ou 10 anos antes da idade de diagnóstico da familiar mais jovem afetada pela doença. Por exemplo, se uma mulher tem uma mãe que foi diagnosticada aos 45 anos, ela deve começar os testes aos 35 anos. Nesses casos, a mamografia também deve ser acompanhada de uma ressonância magnética.

 

Fonte: G1

Categoria: UDF pra você
Tags: , , ,
Comentar

JORGE E MATEUS – 10 ANOS

A dupla sertaneja Jorge & Mateus comemora 10 anos de carreira em grande estilo no Estádio Nacional de Brasília. Não fique de fora dessa, confira!

Jorge e Mateus – 10 anosQual dia?

10 de Outubro

 

Qual o horário?

21h

 

Onde vai ser?

Estádio Nacional Mané Garrincha

 

Quais as atrações?

Jorge e Mateus – 10 anos

 

Qual o valor do ingresso?

Cadeira Superior: R$30,00 (meia)

 

*Praça de alimentação

Cadeira Intermediária: R$90,00 (meia).

*Praça de alimentação

Cadeira Inferior: R$160,00 (meia)

*Praça de alimentação, ingressos com 5 fichas (Cerveja, refrigerante ou água)

Front Stage

Feminino: R$250,00 (meia)

Masculino: R$320,00 (meia)

*Praça de alimentação, whisky 8 anos, vodka, cerveja, refrigerante e água.

*Valores dos ingressos sujeitos à alterações sem aviso prévio.

 

Onde está vendendo?

ticmix.com

Comissário Oficial Tele-Entrega: 8122-4120 (Whatsapp) Cartão até 3x Sem Juros.

 

Mais informações:

Telefone: (61) 8122-4120

Censura: Áreas sem open bar: 16 anos / Com open bar: 18 anos.

 

Fonte: Sou Brasília

Categoria: UDF pra você
Comentar

WORKSHOP COM AMIT GOSWAMI

Acontecerá no dia 21 de março, das 8h às 17h, no auditório do UDF, edifício Reitor Rezende Ribeiro de Rezende (4R), o workshop com o físico Amit Goswami que desenvolveu o conceito de ativismo quântico: uma forma diferente de ativismo, que busca desenvolver nos indivíduos e na sociedade uma nova visão de mundo baseada nos princípios da física quântica.

 

No evento ele aprofundará o conceito e falará também sobre o uso desse novo paradigma na saúde e na criatividade.

 

Os alunos e professores do UDF terão 10% de desconto.

 

Workshop com Amit Goswami

 

(Vagas limitadas!) 21/03, das 8h às 17h.

 

Local: UDF Centro Universitário  – Auditório do Edifício II (SGAS 903, Bl. D, Lt. 79)

*com intervalo para almoço e 2 coffees-breaks.

Ambos com tradução consecutiva.

 

Quem é Amit Goswami:

 

Referência mundial em estudos que buscam conciliar ciência e consciência, Amit Goswami é Ph.D em física quântica pela Universidade de Calcutá, Índia, e professor emérito do departamento de Física da Universidade de Oregon, EUA.

 

Investimento:

 

- Workshop: R$500,00 (à vista) ou R$530,00 (em 2x – depósito programado)

 

+ 1 exemplar do livro “O Ativista Quântico” (opcional): R$35,00

 

Inscrições no site: clique aqui

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , ,
Comentar

DAVID GUETTA APRESENTA SHOW DA TURNÊ “LISTEN” EM BRASÍLIA

David Guetta, considerado um dos melhores DJs do mundo, volta a Brasília no dia 16 de Janeiro de 2015 no Pavilhão do Parque da Cidade. Imperdível!

 

 

Data: 16 de Janeiro de 2015, Sexta

Hora: A partir das 23h

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

 

Sobre David Guetta em Brasília

 

Em janeiro, um dos DJs mais famosos do mundo estará em solo brasileiro para grande turnê. Brasília é uma das cidades pela qual David Guetta passará. Ele desembarca na capital dia 16 e se apresenta no Pavilhão do Parque da Cidade. O evento é uma produção Plus Talent, R2 Produções, Verri e Verri Produções e Medley Produções.

 

Durante toda a turnê, serão 12 shows, compreendidos entre os dias 2 e 19 do mês. Em solo nacional, o DJ apresenta seu novo álbum – com lançamento mundial marcado para o dia 24 de novembro –, intitulado ‘Listen’. Com a promessa de ser o álbum mais sofisticado e inusitado de Guetta, ‘Listen’ apresenta uma evolução cheia de surpresas.

 

Desde a dançante ‘Dangerous’ até parcerias com grandes cantores, as músicas surpreendem. Acostumado a criar batidas e casá-las com vocais já gravados, Guetta dessa vez muda o foco de sua produção para um modo mais tradicional, trabalhando apenas em cima de vozes, piano ou guitarra. David confessa que assumiu riscos, mas promete que o resultado ficou sensacional.

 

“Eu poderia ter escolhido repetir o estilo de produção que me tornou um sucesso, mas eu queria crescer como produtor e testar meus limites, tentando novas ideias e saindo da minha zona de conforto. Eu quis criar músicas que pudessem ser tocadas não só por um DJ, mas também por uma banda de rock ou até mesmo uma orquestra. Trabalhei com piano, guitarra, violinos e os misturei com elementos da música eletrônica. Pessoalmente, acho que este é meu álbum mais trabalhado no quesito lírico das músicas, e é por isso que eu o intitulei ‘Listen’. Dance também, mas acima de tudo sinta”, conta o DJ

 

A lista de nomes que encabeçam as produções está recheada de talentos como a cantora londrina Emeli Sandé, que emprestou seus poderosos vocais para a faixa ‘What I Did For Love’, o talentoso cantor e compositor John Legend, e a rapper americana Nicki Minaj que agita a faixa ‘Hey Mama’. E quem não podia ficar fora dessa era Sia, cantora a qual David possui grandes sucessos como ‘Titanium’, e que neste álbum participa das tracks ‘The Whisperer’ e ‘Bang My Head’.

 

Com mais de 3 bilhões de visualizações no Youtube, o DJ já emplacou hits nas principais paradas mundiais com seus álbuns ‘Lovers On The Sun’, ‘Nothing But The Beat’ e ‘One Love’, que o rendeu uma nominação no Grammy. Além disso, no último dia 31 de outubro, David lançou uma prévia do que está por vir, com o clipe da faixa inédita ‘Dangerous’, colaboração com o novo talento Sam Martin.

 

‘Listen’ não é somente um álbum extraordinário, mas também é a prova de que Guetta ainda está no topo das paradas. Com sua vontade de se arriscar musicalmente e juntando forças com os principais músicos da cena atual, esta obra promete se tornar um ícone de todos os tempos.

 

•••••••••••••••••••••••••

Atrações

David Guetta

•••••••••••••••••••••••••

Ingressos

Área Standart

 

Unissex: R$ 70,00 (1º lote – meia)

Área Premium

 

Feminino: R$ 100,00 (1º lote – meia)

Masculino: R$ 130,00 (1º lote – meia)

Camarote

 

Feminino: R$ 190,00 (2º lote – meia)

Masculino: R$ 220,00 (2º lote – meia)

*Camarote: Lateral ao palco, elevado e com acesso a Área Premium

*Doadores de 1kg de alimento não-perecível pagam meia.

*Nenhuma área será open bar em Brasília e em nenhum show do David Guetta no Brasil

*Valores dos ingressos sujeitos à alterações sem aviso prévio.

 

•••••••••••••••••••••••••

Pontos de Venda

Brasília: Chilli Beans (aceita cartão Visa e Master) – Pier 21, Brasília Shopping, Parkshopping, Iguatemi, Taguatinga Shopping e Conjunto Nacional ( Somente nas lojas, nos quiosques não haverá ingressos )

Goiânia: Tribo do Açaí

Vendas online: www.edmbrasilia.com.br

Ingresso em Casa Brasília – Tele Entrega Oficial: 9209-1074 Whatsapp: 9808-2016 (Venda no Cartão em até 3x)

•••••••••••••••••••••••••

Mais Informações

Telefone: (61) 3551-6069

Classificação: 16 anos

*Local Totalmente Coberto

 

Fonte: DeBoa Brasília

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , , , ,
Comentar

TRAINEE MAGAZINE LUIZA 2015

Inscrição no www.99jobs.com e Escala de Valores (de 01/09 à 30/09)

 

Número de oportunidades (especificar se estágio ou trabalho): 18

 

Área de atuação do estagiário / funcionário:  Trainee Magazine Luiza 2015

 

Pré-requisitos:

 

- Formação entre Dez/2012 e Dez/2014 em qualquer curso de graduação;

- Disponibilidade para mudança e viagens;

- Inglês intermediário;
- Office intermediário.

 

Carga horária / Jornada de trabalho:  8h/dia

 

Benefícios:

- Remuneração compatível com o mercado;
- Convênio médico;
- Convênio odontológico;
- Vale refeição/alimentação;
- Participação nos lucros;
- Bolsa de estudos;
- Previdência privada;
- Estacionamento + academia no local de trabalho.

 

Site da empresa: www.99jobs.com/magazine-luiza/trainees/1-trainee-magazine-luiza-2015

 

Etapas do processo de seleção:
Testes On-Line (15/09 à 05/10)
Dinâmica de Grupo (13/10 à 07/11 – em São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife)
Painel com Gestores (10 à 19/11)
Entrevista com gestores (24 à 28/11)
Início das atividades (janeiro/2015)

 

Outras informações:

Vagas Disponíveis:
- Marketing (Propaganda) – 1 vaga;
- Ecommerce (Comercial, Marketing e CRM) – 4 vagas;
- Pesquisa e Desenvolvimento (LuizaLabs) – 1 vaga;
- Logística (Inteligência Logística + Planejamento) – 2 vaga;
- Planejamento de Operações – 1 vaga;
- Comercial (Compras, Promocional, Planejamento Comercial) – 6 vagas;

- Gestão de Pessoas (Remuneração) – 1 vaga;
- Projetos Corporativos (PMO) – 1 vaga;

- Financeiro (Tesouraria) – 1 vaga.

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , ,
Comentar

II SEMANA ACADÊMICA DA FARMÁCIA

Na próxima semana acontecerá no UDF a II Semana Acadêmica da Farmácia. O evento que abordará o tema “O estudante de farmácia além da universidade: construindo uma visão generalista”, tem como objetivo oferecer aos estudantes da instituição a discussão de temas atuais das ciências farmacêuticas como tentativa de promover a formação crítica e reflexiva deste, sobre a atuação do profissional farmacêutico como agente de transformação social.

 

O evento possibilitará a troca de experiências e conhecimentos, além de representar uma nova metodologia de aprendizagem e formação do futuro profissional. Imperdível para quem quer se destacar no futuro.

 

As inscrições podem ser feitas na Área do Aluno e os minicursos terão taxas de R$ 80,00 (oitenta reais). Podem participar os alunos do curso de farmácia e áreas afins.

 

 

Quando: 22 a 27 de setembro de 2014

Horário: Das 19h30 às 22h30

Onde: Edifício Sede

 


Categoria: UDF pra você
Tags: , , , ,
Comentar
Termo de Uso de Conteúdo –

Nós permitimos e incentivamos a reprodução do conteúdo deste blog, desde que as condições determinadas abaixo sejam respeitadas.
Qualquer utilização que não respeite este Termo será considerada violação de propriedade intelectual e estará sujeita à todas as sanções legais.
Você pode copiar, distribuir e exibir o conteúdo, sob as seguintes condições:


Atribuição

Você deve dar crédito ao autor original sempre que o conteúdo possuir autoria. Veja o exemplo abaixo.
Por: (inserir o nome do autor)


Origem


A fonte deve ser citada da seguinte forma: Fonte: UDF.Blog (com o  link http://blog.udf.edu.br/)


Utilização do conteúdo


É vedada a criação de obras derivadas do conteúdo do UDF.Blog.
Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você não pode utilizar o conteúdo para finalidades comerciais ou publicitárias.


Política de Privacidade


Todas as informações fornecidas por você serão utilizadas para sua identificação.
Seus dados não serão vendidos ou compartilhados com terceiros sem sua prévia autorização.
Caso tenha solicitado, usaremos seus dados para mantê-lo informado sobre serviços, novidades e benefícios. Você sempre terá a opção de cancelar o recebimento de tais mensagens.


Condições gerais para os comentários


Buscando manter um relacionamento mais próximo e oferecer a possibilidade de participação dos usuários em nossos conteúdos, comentários são permitidos e bem-vindos em nosso blog.
Eles estão sujeitos a aprovação e serão publicados sempre que de acordo com as seguintes condições:

Os conteúdos dos comentários publicados são de responsabilidade dos usuários, não tendo nenhuma interferência ou opinião do UDF Centro Universitário.