CPI DAS PIZZAS?

O aluno do sexto semestre de Ciência Política, Enrico Monteiro Ribeiro, apresenta o artigo “CPI das pizzas”. O estudante esclarece pontos do famoso bordão utilizado na política das CPIs: “Acabar em pizza”.

 

Para todos os outros que tiverem interesse em participar, e ter seu material publicado em nosso Blog, enviem-nos um email com seus dados e artigo em anexo. Participe!

 

CPI das Pizzas?

 

Nos últimos dias a mídia deu grande destaque à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários de vários ramos. Mas, na verdade, o que mais se tem ouvido é que essa CPI, assim como outras, acabará em pizza. Será que é verdade? O que é acabar em pizza?

 

Na política há diversos fatores que influenciam a conduta do parlamentar, como a ética moral. A quebra desses preceitos deveria, em alguns casos, dar em cadeia. Contudo, será que somente existe essa penalidade? A visão normativa que o único instrumento de penalidade de um parlamentar, assim como de qualquer cidadão, seria as sanções previstas no nosso ordenamento jurídico é, de certa maneira, incompleta e perigosa. Por mais que o primeiro instinto seja apenas olhar para as nossas leis e suas aplicações, a política se molda em diversos outros fatores que o Direito não é capaz de explicar.

 

Se analisarmos a última grande CPI, a do Mensalão, onde se fala que acabou em uma grande pizza veremos que isso não é totalmente verídico. Por mais que ainda não se tenha condenado nenhum suspeito, não se pode falar em pizza. Vale ressaltar que a CPI tem como única finalidade investigar (afinal é uma Comissão Parlamentar de Inquérito), e não julgar e condenar quem quer que seja. Esse é o papel do nosso judiciário.

 

Vamos à CPI do Mensalão. Na ocasião, diversos parlamentares foram denunciados por fazerem parte de um esquema de propina e caixa 2 para as suas campanhas. O caso foi tão grandioso que até mesmo o Presidente da República chegou a ter seu nome envolvido e sua reputação abalada. Mesmo não tendo ninguém condenado, José Dirceu, um dos principais políticos com projeção nacional, que era o candidato natural a suceder o então presidente Lula, nome forte dentro do seu partido, hoje está “politicamente morto”. O que na política significaria dizer, que dificilmente ele conseguiria se eleger para algum cargo eletivo. Isso para qualquer político é maior que qualquer sanção judicial, já que o maior princípio da política é como diria Maquiavel, a conquista e a manutenção do poder.

 

Na mesma ocasião, diversos outros políticos de renome, presidentes de partidos importantes e grandes, figuras imponentes e de grande prestígio tiveram o mesmo destino, a cova política.

 

Hoje, nos deparamos com a nova CPI e já se espera a nova pizza. Mas será?

 

Um dos senadores mais importantes do Senado Federal, um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, o chamado “paladino da moralidade” e cogitado para concorrer a Presidência da República, esse mesmo homem, hoje se vê deparado com sua imagem abalada, sua influência baixa e com altíssimas chances de perder seu mandato. Ele está fadado à cova da política, e se ver jogado ao ostracismo político, sem chances de reaver qualquer cargo eletivo e manter o seu poder e influência. Por mais que haja, e deva haver caso culpado, sanções judiciais contra ele, sua maior sanção é não ter mais perspectivas de se manter na política.

 

Vale lembrar que esta CPI não investiga somente o senador, provavelmente apenas mais um no esquema, mas também diversos empresários, políticos e empresas de grande porte. Com o avançar das investigações, diversos outros atores políticos, como os governadores dos estados, poderão perder seu prestígio, influência e até poder, tendo mesmo fim do senador.

 

Isso valeria pensar: será que pizza só significa sanção judicial? Será que pizza só significaria julgar e condenar alguém porque a mídia o coloca como culpado, mesmo antes de um julgamento justo?

 

Não é dessa forma que a política se faz e se molda, e nem deveria. A política se faz em um jogo onde qualquer movimento errado te tira, definitivamente, da partida. Essa, sem sobra de dúvidas, é a principal sanção que um jogador poderia sofrer.

 

Enrico Monteiro Ribeiro

6º semestre – Ciência Política

UDF Centro Universitário

Categoria: Retrato
Tags: , , , , , , , , ,
14 Comentários

DORMIR DE CONCHINHA

Pesquisa aponta que a prática diminui o estresse

Essa notícia é ótima para quem gosta de dormir abraçadinho. Segundo pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, dormir de conchinha alivia o estresse porque diminui o nível de cortisol no sangue, o hormônio do estresse.

 

 

Isso acontece porque dormir ao lado de alguém traz a sensação de estar protegido e seguro. Assim o corpo fica mais relaxado e não produz tanto cortisol. Além de diminuir o estresse, outro benefício também é encontrado, a produção de ocitonica, que ajuda no combate a inflamações e ajuda no sistema digestivo.

 

Fonte: Super Interessante

Categoria: Acontece
Tags: , , , ,
2 Comentários

FESTIVAL DE INVERNO

Em sua quinta edição, o Festival de Inverno do Pontão do Lago Sul prossegue até 13 de julho. Trata-se de uma boa chance para saborear pratos (a maioria exclusivos) criados pelos chefs dos seis restaurantes do local.

 

Para esta edição, BierFass, Café Antiquário, Cervejaria Devassa, Manzuá (ex-Bargaço), Mormaii Surf Bar e Soho apresentam sugestões especiais inspiradas na estação mais fria do ano. O resultado é um cardápio individual com menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) para ser degustado no almoço ou jantar ao preço de R$ 49,90 e harmonizado com rótulos da Grand Cru.

 

O evento inclui este ano um concurso cultural que dará à frase vencedora um pacote turístico de seis noites (passagens aéreas, transfers e hospedagem) em Santo Domingo e Punta Cana, na República Dominicana, para duas pessoas. Ao consumir uma das sugestões oferecidas pelos restaurantes, o cliente pode concorrer ao prêmio respondendo com uma frase à pergunta “Por que você quer passar o inverno em Brasília e o verão em Punta Cana?”.

 

A sugestão do  BierFass, é o ‘Creme de lagosta’ (que pode ser harmonizado com Zorzal Chardonnay); o  ‘Escalopinho de filé grelhado ao gorgonzola servido com penne tricolor no azeite de ervas’ como prato principal (a sugestão para acompanhar é o Sabor Real Viñas Centenarias) e a sobremesa é ‘Torta Floresta Negra’  (Porto Ruby).

 

No Café Antiquário o cardápio tem ‘Sopa de cebola’ (La Flor Malbec) como entrada; ‘Penne ao ragu de cordeiro e cogumelos’ de prato principal (Dolcetto d´Alba DOC ) e ‘Tarte tatin de maçã’ ( Santa Rita Late Harvest) de sobremesa.

 

A Devassa tem de entrada “Mini Kibe’ (La Flor Corte é um ótimo acompanhamento); como prato principal ‘Sopa de lentilha deglaçada na cerveja ruiva’ (Delas Tavel Rosé) e, de sobremesa, ‘Cocadinha de forno’ (Porto Tawny).

 

No Manzuá, que deu lugar ao Bargaço, o cardápio apresenta de entrada ‘Bolinho de bacalhau’ (a Grand Cru indica Nocturno Brut Rosé); ‘Moquequinha de Camarão (Corralilo Sauvignon Blanc) de prato principal e a sobremesa, ‘Doce de coco verde’ (Santa Rita Late Harvest).

 

O Mormaii Surf Bar oferece ‘Ceviche de frutos do mar’ (Cava Castellroig);  ‘Camarões salteados no azeite aromático, acompanhados por risoto de cogumelos e semente de mostarda com o toque especial Mormaii Suf Bar’ (Santa Rita Reserva Chardonnay como sugestão para harmonização) e ‘Gyoza (pastel de massa japonesa recheado com banana caramelada no açúcar e canela) acompanhado por sorvete de creme’. A Grand Cru indica Tabali Late Harvest para a sobremesa.

 

O Soho Restaurante oferece de entrada a ‘Gyoza de Camarão’ (03 unidades de pastel feito com massa japonesa recheado com camarão). Para acompanhar, Nocturno Brut. O prato principal é o ‘Sake Furay (Salmão empanado servido com molho tarê e cebolinha), perfeito com Delas Tavel Rosé de acordo com a indicação da Grand Cru. A sobremesa é a ‘Torta Búlgaro’ (Torta de Chocolate com cobertura de creme de leite). Para acompanhar, Porto Ruby.

 

Serviço:
5º Festival de Inverno do Pontão – De 13/06 a 13/07

Valor: R$ 49,90 o menu completo (entrada, prato principal e sobremesa)

Respondendo com uma frase à Pergunta “Por que você quer passar o inverno em Brasília e o verão em Punta Cana?” o cliente consumidor do festival participa do concurso cultural que dará uma viagem com acompanhante para a República Dominicana (Punta Cana e Santo Domingo).

Patrocínio: Taca Airlines.  Apoio: Grand Cru – Nespresso – São Lourenço

Realização: Pontão do Lago Sul

 

Restaurantes participantes:

 

BierFass: 61   3364.4041

Café Antiquário: 61 3248.7755

Cervejaria Devassa: 61 3365.1690 / 365.1692

Manzuá: 61 3364.6090

Mormaii Surf Bar: 61 3248-1265

Soho: 61 3364.3602

 

Pontão do Lago Sul

SHIS QL 10, Lote 1/30 – Lago Sul

Telefone: 61 3364- 0580

Categoria: Fique de Olho
Tags: , , , , , , , ,
Comentar

FILME: SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO

Sinopse: Scott Pilgrim (Michael Cera) tem 23 anos, integra uma banda de colégio, vive trocando de emprego e tem um namoro firme. Sua vida está maravilhosa, até conhecer Ramona V. Flowers (Mary Elizabeth Winestead). Ele logo se apaixona perdidamente por ela, só que não será fácil conquistar seu amor. Para tanto ele precisa enfrentar os sete ex-namorados dela, que estão dispostos a tudo para impedir sua felicidade com outra pessoa.

 

 

Direção: Edgar Wright

Elenco: Michael Cera, Mary Elizabeth Winstead, Jason Schwartzman mais

Gênero: Aventura, Comédia , Fantasia

Nacionalidade: EUA

 

Assista o trailer

 

Categoria: Literatura e Filmes
Tags: ,
Comentar

FACEBOOK NA LUTA CONTRA O BULLYING

A rede social lançou nova página para combater as agressões

A rede social mais famosa do mundo entrou de vez na luta contra o bullying.  O Facebook lançou a página “Chega de bullying: não fique calado”, com a intenção de conscientizar a população sobre o que acontece com quem sofre bullying. Na página, será possível compartilhar histórias, denunciar e obter informações acerca do combate a essa agressão, que pode ser tanto física, como verbal.

 

 

Para fazer parte dessa iniciativa, basta curtir a página  http://www.facebook.com/chegadebullying, e participar denunciando ou compartilhando suas histórias. O UDF apóia a causa.

 

Fonte: Só notícia boa

Categoria: Em pauta
Tags: , , , , ,
4 Comentários
Termo de Uso de Conteúdo –

Nós permitimos e incentivamos a reprodução do conteúdo deste blog, desde que as condições determinadas abaixo sejam respeitadas.
Qualquer utilização que não respeite este Termo será considerada violação de propriedade intelectual e estará sujeita à todas as sanções legais.
Você pode copiar, distribuir e exibir o conteúdo, sob as seguintes condições:


Atribuição

Você deve dar crédito ao autor original sempre que o conteúdo possuir autoria. Veja o exemplo abaixo.
Por: (inserir o nome do autor)


Origem


A fonte deve ser citada da seguinte forma: Fonte: UDF.Blog (com o  link http://blog.udf.edu.br/)


Utilização do conteúdo


É vedada a criação de obras derivadas do conteúdo do UDF.Blog.
Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você não pode utilizar o conteúdo para finalidades comerciais ou publicitárias.


Política de Privacidade


Todas as informações fornecidas por você serão utilizadas para sua identificação.
Seus dados não serão vendidos ou compartilhados com terceiros sem sua prévia autorização.
Caso tenha solicitado, usaremos seus dados para mantê-lo informado sobre serviços, novidades e benefícios. Você sempre terá a opção de cancelar o recebimento de tais mensagens.


Condições gerais para os comentários


Buscando manter um relacionamento mais próximo e oferecer a possibilidade de participação dos usuários em nossos conteúdos, comentários são permitidos e bem-vindos em nosso blog.
Eles estão sujeitos a aprovação e serão publicados sempre que de acordo com as seguintes condições:

Os conteúdos dos comentários publicados são de responsabilidade dos usuários, não tendo nenhuma interferência ou opinião do UDF Centro Universitário.