Arquivo de 1 de agosto de 2012

O nono dígito

Postado por

Regina Tavares

Mais posts
em 01/ago/2012 - 6 Comentários

Para os paulistanos que se queixavam da inquietante sensação de não distinguir um número de telefone celular de um número de telefone fixo, o impasse acabou. A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) acaba de acrescentar, no último domingo (29/07), o dígito 9 no início dos números de celulares do estado de São Paulo.

A mudança é gratuita e vale para os celulares dos 64 munícipios de São Paulo de todas as operadoras em atividade. Pelas contas da ANATEL, sem o nono dígito, a rede de telefonia móvel em nosso estado só poderia receber ativações de números por mais 7 meses. Com a mudança, 90 milhões de celulares poderão coexistir em perfeita harmonia por um tempo determinado, diga-se de passagem.

A distribuição ensandecida de chips pré-pagos como iscas para ávidos compradores e o apreço do brasileiro pelo celular podem ter contribuído para esse crash nas combinações numéricas de telefones e na qualidade da telefonia móvel.

Não é segredo para ninguém, muito menos para as prestadoras de serviço deste ramo, que estes aparelhinhos têm espaço cativo no território nacional. Já são 200 milhões de linhas móveis instaladas no Brasil. Em busca de promoções, alguns consumidores chegam a possuir uma linha de cada companhia. Vai me dizer que nunca viu alguém gravar no celular o nome do indivíduo seguido da operadora.  É assim que Fernanda virou “Fernanda OI” e André se tornou “André VIVO”. Também vale lembrar dos que já abdicaram do telefone fixo em nome dos benefícios do celular e dos que até bem pouco tempo não eram encarados como possíveis consumidores, afinal, até crianças desfilam nas escolas com celulares hi-tech.

Como quantidade e qualidade nem sempre andam juntas, vale questionar as consequências desta expansão telefônica para o brasileiro. Há uma semana, grandes operadoras foram punidas pela ANATEL por não possuírem antenas capazes de suprir a quantidade de linhas no país e, em seguida, a ANATEL favorece a proliferação desenfreada de celulares sem nenhuma espécie de controle. Estamos cansados de encarar lentidão, queda de sinal e falta de qualidade nas ligações, mesmo fora do elevador. Qual é a piada da próxima semana? Não me conta outra, vai?!

Inté!

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS