713

DF É AUTOSSUFICIENTE EM LEITE HUMANO E REFERÊNCIA NO MUNDO

Ministério da Saúde concede a Brasília o título de Capital Brasileira dos Bancos de Leite Humano

O Distrito Federal é a única cidade do mundo autossuficiente na captação e fornecimento de leite humano. Essa conquista foi reconhecida pelo Ministério da Saúde, ontem, quando o governador Agnelo Queiroz recebeu, no Rio de Janeiro, uma placa com o título de Capital Brasileira dos Bancos de Leite Humano.

 

“Brasília é a primeira cidade do Brasil e do mundo autossuficiente em relação ao leite humano justamente por uma política arrojada e por uma consciência das mães em doar. Doar leite humano é salvar vidas, e esse titulo é, de fato, um grande orgulho, porque tem significado de solidariedade”, enfatizou o governador durante solenidade no Instituto Nacional Fernandes Figueira/Fiocruz.

 

Estratégias


Com o recebimento do título, o governador apresentou ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, e demais autoridades da área de aleitamento materno do estado do Rio de Janeiro, as estratégias adotadas pelo GDF para obter resultados positivos nessa política pública.

 

Entre os pontos levantados pelo chefe do Executivo do DF está a recuperação das estruturas físicas dos bancos de leite, a integração de áreas em prol desse serviço, como a atuação do Corpo de Bombeiros ao buscar as doações, e, sobretudo, a conscientização das doadoras “que têm um papel de fundamental importância”.

 

No evento, que foi transmitido pela internet para todo o Brasil e exterior, o Distrito Federal foi elogiado: “Brasília não é só a capital brasileira dos bancos de leite. É a capital do mundo e deve servir de exemplo”, destacou o ministro da Saúde.

 

Os números da capital  são expressivos. Ao todo, o DF conta com 15 bancos de leite e três postos de coleta, estrutura que, em 2013, foi responsável por coletar 17,4 mil litros de leite humano e alimentar 11 mil bebês.

 

Fruto de 30 anos de trabalho


De acordo com o secretário de Saúde, Elias Miziara, os bancos de leite da capital foram criados há mais de 30 anos e, nesse período, foram se consolidando. Para ele, o recebimento desse título demonstra que a cidade está no rumo certo.

 

“É importante destacar que esse título mostra o quanto a população de Brasília demonstra confiar no seu sistema público de saúde, quando ela participa ativamente como doadora de leite. Essa ação salva vidas, e por isso Brasília está de parabéns”, concluiu.

 

Campanha


A solenidade em que o DF foi homenageado serviu também para o lançamento da Campanha Nacional de Doação de Leite Materno de 2014. A iniciativa, capitaneada pelo Ministério da Saúde, tem o slogan “Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”.

 

O objetivo é aumentar em pelo menos 15% o volume de coleta em todo o País, uma vez que os estoques de vários estados estão em níveis baixos.

 

“Estamos preparando o brasiliense do futuro. Já temos o selo de livres do analfabetismo; estamos implementando as creches e somos reconhecidos como autossuficiente na captação e fornecimento de leite humano. Como isso, somos referência não só no aspecto da cidade planejada, mas também da capital humanizada”, acrescentou o governador Agnelo ao JBr.

 

Fonte: Jornal de Brasília

 

 

Categoria: Acontece
Tags: , , , , , ,
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Termo de Uso de Conteúdo –

Nós permitimos e incentivamos a reprodução do conteúdo deste blog, desde que as condições determinadas abaixo sejam respeitadas.
Qualquer utilização que não respeite este Termo será considerada violação de propriedade intelectual e estará sujeita à todas as sanções legais.
Você pode copiar, distribuir e exibir o conteúdo, sob as seguintes condições:


Atribuição

Você deve dar crédito ao autor original sempre que o conteúdo possuir autoria. Veja o exemplo abaixo.
Por: (inserir o nome do autor)


Origem


A fonte deve ser citada da seguinte forma: Fonte: UDF.Blog (com o  link http://blog.udf.edu.br/)


Utilização do conteúdo


É vedada a criação de obras derivadas do conteúdo do UDF.Blog.
Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você não pode utilizar o conteúdo para finalidades comerciais ou publicitárias.


Política de Privacidade


Todas as informações fornecidas por você serão utilizadas para sua identificação.
Seus dados não serão vendidos ou compartilhados com terceiros sem sua prévia autorização.
Caso tenha solicitado, usaremos seus dados para mantê-lo informado sobre serviços, novidades e benefícios. Você sempre terá a opção de cancelar o recebimento de tais mensagens.


Condições gerais para os comentários


Buscando manter um relacionamento mais próximo e oferecer a possibilidade de participação dos usuários em nossos conteúdos, comentários são permitidos e bem-vindos em nosso blog.
Eles estão sujeitos a aprovação e serão publicados sempre que de acordo com as seguintes condições:

Os conteúdos dos comentários publicados são de responsabilidade dos usuários, não tendo nenhuma interferência ou opinião do UDF Centro Universitário.