493

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA GESTO NATURAL RETRATA A BELEZA DAS DORES E ALEGRIAS DO PARTO

De 23 de agosto a 19 de setembro a galeria Olho de Águia, em Taguatinga, recebe a exposição fotográfica Gesto Natural, de Débora Amorim, formada por imagens de mulheres e suas famílias em um dos momentos mais sublimes de suas vidas: o nascimento de um filho. Mulheres que se decidiram pelo parto natural domiciliar. “São belas sequências de imagens desnudando preconceitos e normas para falar da livre condição – do direito a dar à luz nas próprias casas”, revela Valéria Véras, curadora da mostra. Acompanham as fotos os relatos emocionados dessas famílias.

 

Dada a força e importância do tema, a exposição fotográfica integra uma grande programação que inclui lançamento de catálogo, rodas de conversa e exibição de filmes. Apesar da escolha pelo parto natural trazer inúmeros benefícios para a mãe e para a criança, ainda é um desafio para muitas mulheres. No Brasil, chegamos ao número alarmante de 88% de cesáreas em hospitais particulares, enquanto a OMS diz que apenas 10 a 15% dos partos necessitam de intervenção.

 

Diante desse quadro, em 2015, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde divulgaram uma série de resoluções para estimular a realização do parto natural na rede privada de saúde e diminuir o número de partos cirúrgicos desnecessárias no país. Uma delas é a ampliação do acesso da gestante à informação. É aí que entra a importância do trabalho de Débora, que o faz com sensibilidade e beleza. “O parto natural e? aquele que respeita a liberdade da mãe escolher como ter o filho, considerando a fisiologia do parto e do corpo da mulher”, lembra a artista.

 

Débora é fotógrafa profissional desde 2000, atuando na área de fotografia de gestantes, partos, cultura e gastronomia, e desde 2010, como doula, dá aconselhamento e assistência a parturientes, antes, durante e depois do parto. Tendo já publicado o livro de fotos “Brasília, uma arquitetura familiar”, a fotógrafa incorpora a vivência com gestantes em sua arte e revela ao público a beleza das mulheres em sua plenitude.

 

Fazem parte da exposição fotos de partos naturais que Débora acompanhou como fotógrafa. Sua experiência como doula conduz o olhar da câmera para revelar ao público os detalhes sensíveis e emocionantes do momento do parto: as dores das contrações, os momentos de espera, o corpo disponível para a chegada da criança, a cumplicidade dos pais e companheiros, e os braços abertos das famílias para recebê-las. Esses partos foram acompanhados por me?dicas obstetras, enfermeiras obstetras ou parteiras tradicionais. Débora, acostumada a olhar Brasília com poesia, registra o nascimento dos novos brasilienses, acolhidos no aconchego dos seus lares.

 

Durante e depois do período da exposição, Débora Amorim coordena rodas de conversa sobre parto natural, com profissionais da área, gestantes, casais e demais pessoas interessada no assunto da gestação, parto e pós-parto. A primeira roda acontece no lançamento do catálogo, que além das fotos da exposição, traz os relatos das famílias retratadas e informações sobre o parto natural, no dia 18/8, às 19h30, no C’est si Bon Creperie e Bistrô, na Asa Norte. Logo depois, no dia 21/8, às 19h, no Balaio Café, acontece o “Parto com Pipoca”, com a projeção de vídeos de parto. Na sequência, acontecem rodas de conversa no Ponto de Cultura Invenção Brasileira em Taguatinga Sul, no Ambulatório do HUB, no espaço Nossa Casa na Asa Norte, na Casa da Cultura do Varjão e no Estúdio Unmaní no Guará I. Todas as atividades são gratuitas

 

Serviço

Data: De 23 de agosto a 19 de setembro

Hora: Visitações de terça a sexta, das 14h às 20h. Sábado, das 17h às 20h.

Local: Galeria Olho de Águia (CNF 1 Edifício Praiamar, Bloco D, Loja 12 , Taguatinga Norte)

Entrada franca

Informações:  www.gestonatural.com.br ou www.facebook.br/gestonatural

Classificação livre

 

Fonte: Jornal de Brasília

Categoria: Cult
Tags: , , , , , ,
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Termo de Uso de Conteúdo –

Nós permitimos e incentivamos a reprodução do conteúdo deste blog, desde que as condições determinadas abaixo sejam respeitadas.
Qualquer utilização que não respeite este Termo será considerada violação de propriedade intelectual e estará sujeita à todas as sanções legais.
Você pode copiar, distribuir e exibir o conteúdo, sob as seguintes condições:


Atribuição

Você deve dar crédito ao autor original sempre que o conteúdo possuir autoria. Veja o exemplo abaixo.
Por: (inserir o nome do autor)


Origem


A fonte deve ser citada da seguinte forma: Fonte: UDF.Blog (com o  link http://blog.udf.edu.br/)


Utilização do conteúdo


É vedada a criação de obras derivadas do conteúdo do UDF.Blog.
Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você não pode utilizar o conteúdo para finalidades comerciais ou publicitárias.


Política de Privacidade


Todas as informações fornecidas por você serão utilizadas para sua identificação.
Seus dados não serão vendidos ou compartilhados com terceiros sem sua prévia autorização.
Caso tenha solicitado, usaremos seus dados para mantê-lo informado sobre serviços, novidades e benefícios. Você sempre terá a opção de cancelar o recebimento de tais mensagens.


Condições gerais para os comentários


Buscando manter um relacionamento mais próximo e oferecer a possibilidade de participação dos usuários em nossos conteúdos, comentários são permitidos e bem-vindos em nosso blog.
Eles estão sujeitos a aprovação e serão publicados sempre que de acordo com as seguintes condições:

Os conteúdos dos comentários publicados são de responsabilidade dos usuários, não tendo nenhuma interferência ou opinião do UDF Centro Universitário.