EXPOSIÇÃO REVELA DETALHES DAS OBRAS DE ATHOS BULCÃO

A mostra "Acervo: Recortes" expõe estudos e plantas arquitetônicas para projetos de painéis em azulejo

A Fundação Athos Bulcão inicia a temporada de exposições da AB Galeria, em sua sede, com a mostra “Acervo: Recortes”, apresentando uma seleção de estudos e plantas para projetos de painéis em azulejo criados pelo artista mestre na integração entre arte e arquitetura. A mostra estará aberta ao público até o dia 23 de abril, de segunda a sexta das 9h às 18h e sábado, das 10h às 17h com entrada franca.

Alguns desses estudos foram escolhidos para ilustrar o Calendário Athos Bulcão 2016, que destacou obras e documentos do artista que fazem parte do acervo da Fundação. “Esta exposição é a primeira de uma série com obras do nosso acervo que vamos apresentar ao público ao longo do ano”, explica Valéria Cabral, curadora da mostra e secretária executiva da instituição.

A exposição destaca projetos em azulejo que integram a arquitetura de Brasília, como os painéis do Parque da Cidade, da Torre de TV e do Brasília Palace Hotel, assim como da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e do Memorial da América Latina em São Paulo. Projetos realizados para grandes arquitetos, como Oscar Niemeyer, João Filgueiras Lima e o urbanista Lucio Costa.

As plantas apresentam detalhes como as proporções dos desenhos que estampam os azulejos e orientam o esquema de composição dos painéis, ou seja, como as peças deveriam ser aplicadas na parede. Entre os itens expostos, um estudo de cores para os azulejos do Parque da Cidade apresenta peças em amarelo e laranja, diferente do atual painel composto em preto e branco que recobre as paradas de serviço do parque.

Painéis emoldurados ao lado das plantas dão oportunidade ao visitante de conhecer os azulejos finalizados, peças que a Fundação segue produzindo com o mesmo fabricante que as executava para Athos Bulcão.

A exposição pode ser visitada até 23 de abril na AB Galeria, na sede da Fundação Athos Bulcão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, na CLS 404 Bloco D Loja 1, Asa Sul. Informações: (61) 3322-7801. Entrada gratuita.

Legenda da imagem: Projeto para painel em azulejos do Parque de Recreação Rogério Pithon Farias (Parque da Cidade), 1977.

Data: até 23 de abril

Hora: de segunda a sexta das 9h às 18h e sábado, das 10h às 17h

Local: AB Galeria – Fundação Athos Bulcão, CLS 404 Bloco D Loja 1, Asa Sul, Brasília/DF

Fonte: Jornal de Brasília