460

EXPOSIÇÃO REVELA DETALHES DAS OBRAS DE ATHOS BULCÃO

A mostra "Acervo: Recortes" expõe estudos e plantas arquitetônicas para projetos de painéis em azulejo

A Fundação Athos Bulcão inicia a temporada de exposições da AB Galeria, em sua sede, com a mostra “Acervo: Recortes”, apresentando uma seleção de estudos e plantas para projetos de painéis em azulejo criados pelo artista mestre na integração entre arte e arquitetura. A mostra estará aberta ao público até o dia 23 de abril, de segunda a sexta das 9h às 18h e sábado, das 10h às 17h com entrada franca.

 

Alguns desses estudos foram escolhidos para ilustrar o Calendário Athos Bulcão 2016, que destacou obras e documentos do artista que fazem parte do acervo da Fundação. “Esta exposição é a primeira de uma série com obras do nosso acervo que vamos apresentar ao público ao longo do ano”, explica Valéria Cabral, curadora da mostra e secretária executiva da instituição.

 

A exposição destaca projetos em azulejo que integram a arquitetura de Brasília, como os painéis do Parque da Cidade, da Torre de TV e do Brasília Palace Hotel, assim como da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e do Memorial da América Latina em São Paulo. Projetos realizados para grandes arquitetos, como Oscar Niemeyer, João Filgueiras Lima e o urbanista Lucio Costa.

 

As plantas apresentam detalhes como as proporções dos desenhos que estampam os azulejos e orientam o esquema de composição dos painéis, ou seja, como as peças deveriam ser aplicadas na parede. Entre os itens expostos, um estudo de cores para os azulejos do Parque da Cidade apresenta peças em amarelo e laranja, diferente do atual painel composto em preto e branco que recobre as paradas de serviço do parque.

 

Painéis emoldurados ao lado das plantas dão oportunidade ao visitante de conhecer os azulejos finalizados, peças que a Fundação segue produzindo com o mesmo fabricante que as executava para Athos Bulcão.

 

A exposição pode ser visitada até 23 de abril na AB Galeria, na sede da Fundação Athos Bulcão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, na CLS 404 Bloco D Loja 1, Asa Sul. Informações: (61) 3322-7801. Entrada gratuita.

 

Legenda da imagem: Projeto para painel em azulejos do Parque de Recreação Rogério Pithon Farias (Parque da Cidade), 1977.

 

Serviço

Data: até 23 de abril

Hora: de segunda a sexta das 9h às 18h e sábado, das 10h às 17h

Local: AB Galeria – Fundação Athos Bulcão, CLS 404 Bloco D Loja 1, Asa Sul, Brasília/DF

 

Informações: (61) 3322-7801

Entrada franca

 

Fonte: Jornal de Brasília

Categoria: Cult
Tags: , , , ,
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Termo de Uso de Conteúdo –

Nós permitimos e incentivamos a reprodução do conteúdo deste blog, desde que as condições determinadas abaixo sejam respeitadas.
Qualquer utilização que não respeite este Termo será considerada violação de propriedade intelectual e estará sujeita à todas as sanções legais.
Você pode copiar, distribuir e exibir o conteúdo, sob as seguintes condições:


Atribuição

Você deve dar crédito ao autor original sempre que o conteúdo possuir autoria. Veja o exemplo abaixo.
Por: (inserir o nome do autor)


Origem


A fonte deve ser citada da seguinte forma: Fonte: UDF.Blog (com o  link http://blog.udf.edu.br/)


Utilização do conteúdo


É vedada a criação de obras derivadas do conteúdo do UDF.Blog.
Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você não pode utilizar o conteúdo para finalidades comerciais ou publicitárias.


Política de Privacidade


Todas as informações fornecidas por você serão utilizadas para sua identificação.
Seus dados não serão vendidos ou compartilhados com terceiros sem sua prévia autorização.
Caso tenha solicitado, usaremos seus dados para mantê-lo informado sobre serviços, novidades e benefícios. Você sempre terá a opção de cancelar o recebimento de tais mensagens.


Condições gerais para os comentários


Buscando manter um relacionamento mais próximo e oferecer a possibilidade de participação dos usuários em nossos conteúdos, comentários são permitidos e bem-vindos em nosso blog.
Eles estão sujeitos a aprovação e serão publicados sempre que de acordo com as seguintes condições:

Os conteúdos dos comentários publicados são de responsabilidade dos usuários, não tendo nenhuma interferência ou opinião do UDF Centro Universitário.