QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA O SUICÍDIO?

Angelita Aparecida F de Souza – 7° semestre
Jader Silva Tabosa – 7° semestre
Wellinton Luiz de Souza – 7° semestre
Orientadora: Roberta Ladislau Leonardo

É extremamente importante ressaltar que o objetivo aqui não é criar padrões, nem estereótipos. O intuito, ao se falar sobre suicídio, é tanto ressaltar os fatores de risco, os quais deixam as pessoas mais vulneráveis ao suicídio, quanto transmitir a ideia de que devemos ter cuidado com a forma como lidamos com as pessoas, como falamos com elas, como abordamos seus medos, angústias e preocupações e, principalmente, como escutamos tudo isso.

Dessa forma, elencamos alguns dos principais fatores de risco para o suicídio.

1- A Existência de Psicopatologia

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 90% dos casos de suicídio se relacionam com a existência de alguma psicopatologia, tais como transtornos do humor (transtorno bipolar, depressão, por exemplo), transtorno esquizofrênico, transtornos de personalidade ou ao consumo de drogas. Isso significa que as pessoas com essas psicopatologias tem mais chance de cometer suicídio do que as que não tem.

2- Ideação Suicida

A ideação suicida é o sentimento e o pensamento de não querer mais viver, de que a vida não vale mais à pena. Apesar do sofrimento ser intenso, é comum que as pessoas escondam seus sentimentos. É fundamental que a pessoa busque ajuda quando estiver nesse processo.

3- Histórico de Tentativa de Suicídio

Constatou-se que o risco de alguém que já possui uma história pregressa de tentativa de suicídio aumenta à medida que a tentativa anterior for recente. Os três primeiros meses após a tentativa são os mais difíceis e precisam de uma atenção especial e acolhedora.

4- Desesperança e Falta de Projetos de Vida

Muitas vezes, a falta de projetos e a desesperança com o futuro levam a pessoa a ter uma percepção distorcida da realidade. Ela se percebe como incapaz, como sem valor, como alguém que não vai conseguir realizar o que gostaria de realizar ou apenas se desfaz dos projetos pelo mesmo medo. Está, normalmente, associada a uma questão de autoestima ou a uma autocrítica excessiva, potencializando o sofrimento do indivíduo.

5- Quadros Ansiosos

Determinados níveis de ansiedade podem contribuir para um processo de suicídio. Medos, frustrações, preocupações intensas e ataques de pânicos podem atuar como gatilho do processo.

6- Acontecimentos de Vida Negativos

Algumas pesquisas mostraram que pessoas que vivenciaram acontecimentos negativos na sua formação, na sua infância, ou mesmo ao longo da vida, estão mais vulneráveis ao suicídio. Isso porque o sofrimento, se não for trabalhado, pode se estender por toda a vida do indivíduo. Esses acontecimentos podem impedir que os níveis de satisfação emocional do indivíduo sejam atendidos, colocando-os sob níveis de estresse altos.

Esses são apenas alguns dos fatores que podem aumentar as chances de uma pessoa cometer suicídio (abaixo encontram-se alguns links de artigos científicos com informações mais detalhadas). O processo é muito mais complexo. Por isso, é importante considerar que cada indivíduo e cada realidade são únicos. Sua subjetividade não pode ser comparada nem com a minha, nem com a sua ou de ninguém. Se o sofrimento existe, deve ser validado e compreendido.

Deve-se ter muito cuidado ao tratar sobre a vida de alguém. Se pudermos, simplesmente enxergar o outro, em sua essência, tudo ficará diferente. Como dizia Rogers: “Ao tocarmos uma alma humana devemos ser apenas outra alma humana”, sempre com uma aceitação incondicional, sempre com empatia.

COMPORTAMENTOS SUICIDÁRIOS EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: FACTORES DE RISCO E DE PROTECÇÃO:

O Suicídio – reavaliando um clássico da literatura sociológica do século XIX:

O luto por suicídios: uma tarefa da posvenção:

Categoria: Retrato
Tags: ,