AMIZADES

Arranjar amigos, daqueles que a gente pode contar sempre, é bem difícil não é mesmo? Ainda mais quando temos que achar um tempo em meio a correria do trabalho e dos estudos para cultivar essas amizades. Cultivar se encaixa muito bem nesse contexto, pois amizades são como plantas, que exigem um cuidado e dedicação (principalmente no começo) para que cresçam e gerem coisas boas no futuro. Isso gera quase que uma obrigação de se preocupar com outros além de si mesmo(a), e isso para algumas pessoas é algo cansativo, mas pode gerar muitos benefícios, pois é mais fácil alcançar lugares difíceis quando se tem ajuda, não acha? Um dos segredos para se ter uma amizade verdadeira, é cultivá-la com coisas boas, com carinho e zelo. As boas amizades nos colocam para cima, nos fazem seguir em frente, e aos poucos vamos nos tornando pessoas melhores.

Temos que ter cuidado quando escolhemos com quem nos relacionamos, para não seguirmos o caminho inverso e dar valor às amizades ruins. Algumas pessoas, quando não estão bem, procuram apoio nas amizades que potencializam o problema, que colocam para baixo e sugam todas as qualidades. Esse tipo de amizade só gera frutos ruins, e é necessário saber a hora de parar de regar esses relacionamentos destrutivos para que as amizades que realmente valem a pena possam crescer.

Em estudo da Universidade da Carolina do Norte¹, descobriu-se que ter amigos é tão benéfico à saúde quanto exercícios físicos e alimentação saudável, e que na vida adulta, a quantidade de amigos não importa muito, mas sim se esses amigos conseguem dar apoio nos momentos de necessidade. A questão da duração de uma amizade é relativa, pois não dá para prever quais serão duradouras ou passageiras, então o melhor a se fazer é aproveitá-las sem se preocupar com o tempo, mas sim com intensidade e a qualidade.

Por último, e não menos importante, será que você é seu(sua) próprio(a) amigo(a)? Estamos em constante mudança, e precisamos nos preparar para aceitar nossas futuras versões todo o tempo, cuidando e acolhendo com a mesma dedicação e carinho que temos com os outros. Você é a pessoa que melhor conhece suas necessidades, então tente sempre procurar o melhor para si mesmo(a), mas não hesite em procurar as boas amizades quando algo não estiver bem, para que elas te ajudem a lidar com as adversidades, pois mesmo que você seja amigo(a) de você mesmo(a), uma planta sozinha que está em crescimento pode sofrer até com o menor vento, mas se há pelo menos mais uma ao seu lado apoiando, é muito mais fácil superar os problemas para que cresçam juntas.

1-    http://super.abril.com.br/comportamento/ter-amigos-e-tao-importante-quanto-exercicios-fisicos-e-alimentacao-saudavel

Angelita Aparecida F de Souza – 8° semestre
Jader Silva Tabosa – 7° semestre