DIA DO ORGULHO NEGRO

O negro, assim como o índio, faz parte da origem do povo brasileiro

Comemorado no dia 20 de novembro, no Brasil, o Dia do Orgulho Negro, marca uma história de grandes lutas por independência, liberdade e cidadania. A data representa o dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, no ano de 1695.

Em 2003 o dia começou a fazer parte do calendário escolar, pela lei 10.639, e por essa mesma lei o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira se tornou obrigatório no país.

Porém, ao invés de apenas um dia, a comemoração ficou conhecida como a Semana da Consciência Negra. Com certeza, um bom momento para refletirmos.

Tags: , , , , , , ,

1. Pingback: Orgulho e Preconceito (e Privilégios) | Tenho Problemas com Isso

2. GIL says:

Aos Pretos de alma Branca

Aos negros que se escondem atraz da máscara da invisibilidade, que embranquecem as suas almas e as suas familkas porque não aceitam a cor da sua pele, embranquecendo também a nossa dignidade.
    Conheçam a nossa cultura e saberam das coisas maravilhosas que tentaram nos esconder por tanto tempo.
    Levantem então a cabeça e vistam-se de orgulho!
    Leiam a “ideologia do branqueamento” e saberam do que estou falando!