LIVROS INDICADOS PELA PROFESSORA MS. CAROLINA FERREIRA, DA DISCIPLINA DE DIREITO PENAL.

Como (não) se faz um trabalho de conclusão

Formato: Livro

Autor: Carvalho, Salo de

Editora: Lumen  Juris – RJ

Assunto: Metodologia de Pesquisa

Preço: R$ 30

A obra é um “desabafo” do autor, que tem bastante experiência em pesquisa jurídica e, exatamente por isso, está cansado dos trabalhos meramente doutrinários/bibliográficos/assépticos que os estudantes do Direito produzem, principalmente na graduação.

O livro de Salo representa o que muitos professores querem dizer a seus alunos sobre métodos e tipos de pesquisa não muito “recepcionados” pelo Direito. A falta de pesquisa empírica no ensino jurídico traz uma série de certezas aos alunos-graduandos… sobre conceitos e teorias, mas nada de prática ou de realidade do Direito e do Sistema Jurídico em que vão se inserir. Além disso, um certo conceito de “ciência jurídica” impede os estudantes da aproximação com o objeto de pesquisa, quando, paradoxalmente, o Direito é uma Ciência Social Aplicada. Assim, métodos de pesquisa que incluam observação participante ou não-participante, levantamento de dados, análise de discurso dos Tribunais, entrevistas com componentes do sistema de justiça devem ser cada vez mais incentivados.

Categoria: UDF Indica
Tags: , ,