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ANOREXIA NÃO! CAMPANHAS TERÃO QUE INFORMAR USO DO PHOTOSHOP

Todos os anúncios veiculados em jornais e revistas de Israel terão de informar ao leitor se houve uso de Photoshop para manipular imagens de pessoas.

 

 

Votada no Parlamento israelense, a lei  obriga as empresas de publicidade a informarem quando as fotografias de suas campanhas forem editadas com programas de tratamento de imagens, como o Photoshop. A lei também proibe anúncios com modelos extremamente magras.

 

O objetivo é evitar que a publicidade com modelos magras demais ou desenvolvida com tratamento eletronico, possa estimular transtornos alimentares em jovens, como na foto acima da modelo Filippa Hamilton.

 

Veja agora como ela é sem Photoshop:

 

 

Uma das incentivadoras da lei, a deputada Rachel Adatto, explicou que considera que a divulgação de fotos de modelos com um peso muito abaixo do normal pode contribuir com o aumento dos casos de anorexia entre as jovens israelenses.

 

O parlamento francês está discutindo uma medida similar, porém mais dura – até embalagens de produtos e imagens de campanhas políticas teriam de revelar o uso de Photoshop.

 

Nos links abaixo, a uma série de exageros no uso de Photoshop e uma matéria sobre a história ocorrida com a modelo que ilustra essa matéria:

 

PSDISASTERS
ROSAMULHER

 

Fonte: Matéria retirada na íntegra do site Só notícia boa

Categoria: Em pauta
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6 Comentários

6 Comentários

  1. Bruno says:

    Uma vez eu li uma revista assumindo o uso do photoshop, só não lembro se era de Israel

  2. Joao says:

    Acho boa essa iniciativa, gostei! O problema é que hoje em dia o photoshop é usado em praticamente qualquer foto.

  3. Felipe says:

    Já é um avanço se toda campanha informar sobre a realidade de cada foto.

  4. Realmente é preciso que as empresas desenvolvam a consciência de que seus materiais (produtos, revistas, artigos seja o que for…) acabam interagindo diretamente com os padrões adotados pela sociedade.

    É muito mais do que uma simples questão de compra e venda comercial.

    Acredito que é uma iniciativa válida, principalmente em casos onde a empresa busca a comunicação com um público mais jovem.

  5. Realmente as empresas tem que ser cobradas. Muitas delas ficam passando uma imagem de pessoas que não existem. Quem tem mente fraca acaba comprando a ideia e vários problemas surgem daí.

    • Débora says:

      A mulher costuma ter medo de engordar. Esta propaganda atual, de que ser magérrima é mais bonito, só estimula as pessoas a desenvolverem distúrbios alimentares para atingir um falso padrão ideal. Além de atingir as mulheres, atinge homens que também começam a achar que a magreza é ideal. O que não condiz com a realidade saudável.

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