931

CÂNCER DE PULMÃO PASSARÁ O DE MAMA EM MORTES DE MULHERES NA UE

Segundo estudo, alto número de mulheres fumantes nos anos 1960 e 1970 se reflete no aumento de casos.

O câncer de pulmão vai ultrapassar, até o ano 2015, o câncer de mama como a principal causa de mortes por tumor entre as mulheres europeias, segundo um estudo italiano recém-divulgado.

 

Mortes por câncer de pulmão refletem aumento
de mulheres fumantes de 1960 a 1970 (Foto: BBC)

 

 

De acordo com os autores da pesquisa, publicada na revista especializada “Anais da Oncologia”, o aumento reflete o crescimento no número de mulheres que começaram a fumar nos anos 1960 e 1970.

 

Os cientistas afirmam, porém, que no médio e longo prazos a tendência deve ser de redução dos casos de câncer de pulmão, já que hoje há menos jovens começando a fumar.

 

Segundo os pesquisadores da Universidade de Milão responsáveis pelo levantamento, em 2013 deve haver 82.640 mortes por câncer de pulmão e 88.886 por câncer de mama entre mulheres europeias, mas em alguns países, como o Reino Unido e a Polônia, as mortes por câncer de pulmão já são maiores.

 

Menos mortes

 

A equipe liderada pelo professor Carlo La Vecchia analisou as taxas de todos os tipos de câncer em 27 países da União Europeia e também individualmente em seis países – França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha e Reino Unido.

 

Os dados indicam que, apesar de cada vez mais pessoas desenvolverem câncer por viverem mais, no geral há menos indivíduos morrendo em consequência da doença.

 

Apesar da queda no número total de mortes por tumores, os óbitos por câncer de pulmão entre as mulheres continua crescendo em todos os países europeus.

 

O número de mortes por câncer no pâncreas, tanto entre homens quanto entre mulheres, também não mostra sinais de redução, principalmente porque há poucas alternativas efetivas de tratamento para esse tipo de alteração celular.

 

“Isso é preocupante, porque esse (pâncreas) é o principal tipo de câncer que não mostra nenhum sinal de declínio no futuro. O fumo e a diabetes são responsáveis por cerca de um terço dos casos, mas não sabemos o que provoca a maioria dos outros casos”, diz La Vecchia.

 

Segundo o autor, para o câncer de pulmão, espera-se que o número de mortes comece a cair entre 2020 e 2025, já que a geração de mulheres mais jovens tem fumado menos.

 

Íntegra:  BBC Brasil

Categoria: Acontece
Tags: , , ,
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Termo de Uso de Conteúdo –

Nós permitimos e incentivamos a reprodução do conteúdo deste blog, desde que as condições determinadas abaixo sejam respeitadas.
Qualquer utilização que não respeite este Termo será considerada violação de propriedade intelectual e estará sujeita à todas as sanções legais.
Você pode copiar, distribuir e exibir o conteúdo, sob as seguintes condições:


Atribuição

Você deve dar crédito ao autor original sempre que o conteúdo possuir autoria. Veja o exemplo abaixo.
Por: (inserir o nome do autor)


Origem


A fonte deve ser citada da seguinte forma: Fonte: UDF.Blog (com o  link http://blog.udf.edu.br/)


Utilização do conteúdo


É vedada a criação de obras derivadas do conteúdo do UDF.Blog.
Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você não pode utilizar o conteúdo para finalidades comerciais ou publicitárias.


Política de Privacidade


Todas as informações fornecidas por você serão utilizadas para sua identificação.
Seus dados não serão vendidos ou compartilhados com terceiros sem sua prévia autorização.
Caso tenha solicitado, usaremos seus dados para mantê-lo informado sobre serviços, novidades e benefícios. Você sempre terá a opção de cancelar o recebimento de tais mensagens.


Condições gerais para os comentários


Buscando manter um relacionamento mais próximo e oferecer a possibilidade de participação dos usuários em nossos conteúdos, comentários são permitidos e bem-vindos em nosso blog.
Eles estão sujeitos a aprovação e serão publicados sempre que de acordo com as seguintes condições:

Os conteúdos dos comentários publicados são de responsabilidade dos usuários, não tendo nenhuma interferência ou opinião do UDF Centro Universitário.