CÂNCER DE PULMÃO PASSARÁ O DE MAMA EM MORTES DE MULHERES NA UE

Segundo estudo, alto número de mulheres fumantes nos anos 1960 e 1970 se reflete no aumento de casos.

O câncer de pulmão vai ultrapassar, até o ano 2015, o câncer de mama como a principal causa de mortes por tumor entre as mulheres europeias, segundo um estudo italiano recém-divulgado.

Mortes por câncer de pulmão refletem aumento
de mulheres fumantes de 1960 a 1970 (Foto: BBC)

De acordo com os autores da pesquisa, publicada na revista especializada “Anais da Oncologia”, o aumento reflete o crescimento no número de mulheres que começaram a fumar nos anos 1960 e 1970.

Os cientistas afirmam, porém, que no médio e longo prazos a tendência deve ser de redução dos casos de câncer de pulmão, já que hoje há menos jovens começando a fumar.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Milão responsáveis pelo levantamento, em 2013 deve haver 82.640 mortes por câncer de pulmão e 88.886 por câncer de mama entre mulheres europeias, mas em alguns países, como o Reino Unido e a Polônia, as mortes por câncer de pulmão já são maiores.

Menos mortes

A equipe liderada pelo professor Carlo La Vecchia analisou as taxas de todos os tipos de câncer em 27 países da União Europeia e também individualmente em seis países – França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha e Reino Unido.

Os dados indicam que, apesar de cada vez mais pessoas desenvolverem câncer por viverem mais, no geral há menos indivíduos morrendo em consequência da doença.

Apesar da queda no número total de mortes por tumores, os óbitos por câncer de pulmão entre as mulheres continua crescendo em todos os países europeus.

O número de mortes por câncer no pâncreas, tanto entre homens quanto entre mulheres, também não mostra sinais de redução, principalmente porque há poucas alternativas efetivas de tratamento para esse tipo de alteração celular.

“Isso é preocupante, porque esse (pâncreas) é o principal tipo de câncer que não mostra nenhum sinal de declínio no futuro. O fumo e a diabetes são responsáveis por cerca de um terço dos casos, mas não sabemos o que provoca a maioria dos outros casos”, diz La Vecchia.

Segundo o autor, para o câncer de pulmão, espera-se que o número de mortes comece a cair entre 2020 e 2025, já que a geração de mulheres mais jovens tem fumado menos.

Íntegra:  BBC Brasil

Categoria: Acontece