1.288

1š LUGAR NO CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DÁ PALESTRA NO UDF

Márcio Cândido Jr. levou bolsa parcial de Pós-Graduação com trabalho sobre Segurança da Informação

Formado em Sistemas de Informação no UDF, Márcio Cândido Jr. teve seu batismo como palestrante no último dia 30/05. Primeiro lugar na linha de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), ele falou sobre o trabalho apresentado no I Congresso de Iniciação Científica e Extensão do UDF, realizado entre os dias 10 e 12/05.

No auditório do Edifício Reitor Rezende Ribeiro de Rezende, Márcio que é pós-graduando em Gestão de Segurança da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), falou para os colegas da Escola de Engenharia e Tecnologia do UDF sobre o tema “Segurança da Informação no Combate à Engenharia Social”.

Um dos trabalhos premiados com bolsa parcial de Pós-Graduação no UDF, ele pretende voltar em breve à instituição para cursar Governança  e Segurança em Tecnologia da Informação. Nas próximas semanas, o UDF.Blog destacará outros trabalhos premiados no Congresso Científico. Fique ligado!

Leia mais na entrevista abaixo:

UDF: Fale sobre o tema e o tempo levado para a pesquisa.
Márcio Júnior: O processo de escolha do tema levou em consideração dois aspectos, o primeiro foi a minha atuação profissional e em segundo a possibilidade de explorar um assunto que ainda não é muito divulgado. Levei em torno de 6 meses para finalizar o artigo. A maior dificuldade encontrada foi quanto a bibliografia do projeto. Mas meu orientador, Claudio Raymundo de Souza, foi fundamental neste processo. Ele me ajudou a organizar as ideias e reduzir o escopo do projeto, transmitindo de forma objetiva e clara as boas práticas de Segurança da Informação no combate a Engenharia Social.

UDF: Para você, como estamos no quesito Segurança da Informação?
Márcio: Hoje as instituições tem aumentado os investimentos em segurança física e lógica para proteger os seus ativos, reconhecendo que a informação tem o seu valor e necessita de proteção. As empresas ainda tem sofrido grandes ataques, perdendo informações vitais devido a exploração de uma vulnerabilidade que a maioria das mesmas tem ignorado, que é o funcionário. E é ele que detém informações da instituição. Nesse aspecto as empresas precisam avançar muito para conscientização e treinamento dos funcionários.

UDF: O que mudou após a conclusão da pesquisa?
Márcio: Conhecimento. Esse é o bem mais valioso que conseguimos adquirir depois de um projeto concluído. A partir disso, surgiram novas oportunidades dentro da empresa que atuo e, por ocasião desta palestra, proferida no dia de Atividades Complementares.

UDF: E o que representa a conquista do 1º lugar?
Márcio: Representa um esforço reconhecido, pois é uma fase que abrimos mão de muitas coisas para desenvolver um projeto que passe conhecimento ao meio acadêmico e se torne referencial  de pesquisa para futuros projetos. Além do reconhecimento profissional.

UDF: Explique como se deu o interesse pela área científica.
Márcio: Por já atuar na área de Segurança da Informação e por perceber que este não é um tema muito abordado no meio acadêmico tive motivação suficiente para escrever um trabalho que poderia ser utilizado mais para frente. Além do intuito de reduzir o impacto que a Engenharia Social poderia causar em uma instituição, consegui uma abertura para o meu aperfeiçoamento profissional e futuro ingresso no mestrado.

UDF: E como vê este primeiro passo dado pela instituição?
Márcio: Acredito ser este o caminho para uma instituição estimular a pesquisa e o envolvimento dos alunos na área científica. E isso é bom para os alunos, que aumentam a bagagem de assuntos e podem, com isso, fundamentar suas profissões; e também para a instituição que passa a ser vista com mais este diferencial no mercado.

UDF: Fale sobre os planos futuros.
Márcio: Meus pais são professores da Rede Pública de Ensino e desejo, por isso, seguir no meio acadêmico. Meu objetivo é fazer um mestrado e dar aulas na universidade. Também quero atuar em diversos projetos na área de Segurança da Informação e para isso, sigo estudando e me atualizando, por meio, inclusive, das certificações na área.

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , ,
3 Comentários

3 Comentários

  1. antonio carlos capelari de almeida says:

    Guri, tche, voçe continua e continuara orgulhando este velho colega de classe.

    Parabéns é pouco. Receba meu orgulho de ter sido teu colega de TI.

    Antonio Carlos Capelari.

  2. Luzia Feitoza says:

    Adorei a entrevista. Este rapaz tem futuro! Parabens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Termo de Uso de Conteúdo –

Nós permitimos e incentivamos a reprodução do conteúdo deste blog, desde que as condições determinadas abaixo sejam respeitadas.
Qualquer utilização que não respeite este Termo será considerada violação de propriedade intelectual e estará sujeita à todas as sanções legais.
Você pode copiar, distribuir e exibir o conteúdo, sob as seguintes condições:


Atribuição

Você deve dar crédito ao autor original sempre que o conteúdo possuir autoria. Veja o exemplo abaixo.
Por: (inserir o nome do autor)


Origem


A fonte deve ser citada da seguinte forma: Fonte: UDF.Blog (com o  link http://blog.udf.edu.br/)


Utilização do conteúdo


É vedada a criação de obras derivadas do conteúdo do UDF.Blog.
Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você não pode utilizar o conteúdo para finalidades comerciais ou publicitárias.


Política de Privacidade


Todas as informações fornecidas por você serão utilizadas para sua identificação.
Seus dados não serão vendidos ou compartilhados com terceiros sem sua prévia autorização.
Caso tenha solicitado, usaremos seus dados para mantê-lo informado sobre serviços, novidades e benefícios. Você sempre terá a opção de cancelar o recebimento de tais mensagens.


Condições gerais para os comentários


Buscando manter um relacionamento mais próximo e oferecer a possibilidade de participação dos usuários em nossos conteúdos, comentários são permitidos e bem-vindos em nosso blog.
Eles estão sujeitos a aprovação e serão publicados sempre que de acordo com as seguintes condições:

Os conteúdos dos comentários publicados são de responsabilidade dos usuários, não tendo nenhuma interferência ou opinião do UDF Centro Universitário.