1š LUGAR NO CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DÁ PALESTRA NO UDF

Márcio Cândido Jr. levou bolsa parcial de Pós-Graduação com trabalho sobre Segurança da Informação

Formado em Sistemas de Informação no UDF, Márcio Cândido Jr. teve seu batismo como palestrante no último dia 30/05. Primeiro lugar na linha de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), ele falou sobre o trabalho apresentado no I Congresso de Iniciação Científica e Extensão do UDF, realizado entre os dias 10 e 12/05.

No auditório do Edifício Reitor Rezende Ribeiro de Rezende, Márcio que é pós-graduando em Gestão de Segurança da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), falou para os colegas da Escola de Engenharia e Tecnologia do UDF sobre o tema “Segurança da Informação no Combate à Engenharia Social”.

Um dos trabalhos premiados com bolsa parcial de Pós-Graduação no UDF, ele pretende voltar em breve à instituição para cursar Governança  e Segurança em Tecnologia da Informação. Nas próximas semanas, o UDF.Blog destacará outros trabalhos premiados no Congresso Científico. Fique ligado!

Leia mais na entrevista abaixo:

UDF: Fale sobre o tema e o tempo levado para a pesquisa.
Márcio Júnior: O processo de escolha do tema levou em consideração dois aspectos, o primeiro foi a minha atuação profissional e em segundo a possibilidade de explorar um assunto que ainda não é muito divulgado. Levei em torno de 6 meses para finalizar o artigo. A maior dificuldade encontrada foi quanto a bibliografia do projeto. Mas meu orientador, Claudio Raymundo de Souza, foi fundamental neste processo. Ele me ajudou a organizar as ideias e reduzir o escopo do projeto, transmitindo de forma objetiva e clara as boas práticas de Segurança da Informação no combate a Engenharia Social.

UDF: Para você, como estamos no quesito Segurança da Informação?
Márcio: Hoje as instituições tem aumentado os investimentos em segurança física e lógica para proteger os seus ativos, reconhecendo que a informação tem o seu valor e necessita de proteção. As empresas ainda tem sofrido grandes ataques, perdendo informações vitais devido a exploração de uma vulnerabilidade que a maioria das mesmas tem ignorado, que é o funcionário. E é ele que detém informações da instituição. Nesse aspecto as empresas precisam avançar muito para conscientização e treinamento dos funcionários.

UDF: O que mudou após a conclusão da pesquisa?
Márcio: Conhecimento. Esse é o bem mais valioso que conseguimos adquirir depois de um projeto concluído. A partir disso, surgiram novas oportunidades dentro da empresa que atuo e, por ocasião desta palestra, proferida no dia de Atividades Complementares.

UDF: E o que representa a conquista do 1º lugar?
Márcio: Representa um esforço reconhecido, pois é uma fase que abrimos mão de muitas coisas para desenvolver um projeto que passe conhecimento ao meio acadêmico e se torne referencial  de pesquisa para futuros projetos. Além do reconhecimento profissional.

UDF: Explique como se deu o interesse pela área científica.
Márcio: Por já atuar na área de Segurança da Informação e por perceber que este não é um tema muito abordado no meio acadêmico tive motivação suficiente para escrever um trabalho que poderia ser utilizado mais para frente. Além do intuito de reduzir o impacto que a Engenharia Social poderia causar em uma instituição, consegui uma abertura para o meu aperfeiçoamento profissional e futuro ingresso no mestrado.

UDF: E como vê este primeiro passo dado pela instituição?
Márcio: Acredito ser este o caminho para uma instituição estimular a pesquisa e o envolvimento dos alunos na área científica. E isso é bom para os alunos, que aumentam a bagagem de assuntos e podem, com isso, fundamentar suas profissões; e também para a instituição que passa a ser vista com mais este diferencial no mercado.

UDF: Fale sobre os planos futuros.
Márcio: Meus pais são professores da Rede Pública de Ensino e desejo, por isso, seguir no meio acadêmico. Meu objetivo é fazer um mestrado e dar aulas na universidade. Também quero atuar em diversos projetos na área de Segurança da Informação e para isso, sigo estudando e me atualizando, por meio, inclusive, das certificações na área.

Categoria: UDF pra você
Tags: , , , , , ,

1. antonio carlos capelari de almeida says:

Guri, tche, voçe continua e continuara orgulhando este velho colega de classe.

Parabéns é pouco. Receba meu orgulho de ter sido teu colega de TI.

Antonio Carlos Capelari.

2. Luzia Feitoza says:

Adorei a entrevista. Este rapaz tem futuro! Parabens!