766

LARANJA, CENOURA, TOMATE; ALIMENTOS DIMINUEM RISCO DE CÂNCER

Segundo uma pesquisa das Faculdades de Odontologia e de Saúde Pública da USP, pacientes que consomem banana, laranja, maçã, tomate, alface e cenoura com frequência tem menos chances de desenvolverem câncer de boca ou orofaringe.

 

 

Participaram do estudo 296 pessoas com câncer de boca e outras 296 sem a doença. O carcinoma foi notado em maior número entre pacientes de baixas condições socioeconômicas e consumo reduzido de vegetais e frutas.

 

Foi constatado, ainda, que esses alimentos são capazes de inibir os efeitos do álcool e do tabaco, fatores de risco da doença. A ingestão de betacaroteno de cenouras, licopeno de tomates e vitamina C de laranjas, reduziria o ingresso dos carcinogênicos dissolvidos no tabaco. “Nutrientes antioxidantes são capazes de barrar a ação pró carcinogênica do estresse oxidativo causado pelo fumo e álcool”, diz a nutricionista, Fernanda de Campos Prudente Silva, da Clinonco.

 

Combate ao câncer

 

Frutas, verduras, legumes, oleaginosas, cereais integrais, peixes, entre outros, contêm vitaminas e fibras minerais que ajudam as defesas naturais do corpo a destruírem os carcinógenos antes de causarem sérios danos às células. “Esses tipos de alimentos também podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese, portanto, devem ser consumidos com frequência”, afirma a nutricionista.

 

Segundo Fernanda, os indivíduos que se alimentam melhor durante o tratamento têm mais condições de vencer os efeitos colaterais e se recuperarem que os desnutridos. “Uma alimentação variada, rica em vitaminas e minerais é essencial nessa fase, pois o tratamento ‘destrói’ muitas células sadias e doentes, e esses bons nutrientes disponíveis no organismo serão usados para formar células de melhor qualidade e mais sadias que as antigas”.

 

Para se prevenir, é importante ingerir alimentos frescos e naturais diferentes todos os dias, pois nenhum grupo de alimentos contém todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde do corpo todo.

 

Íntegra: Terra

Categoria: Acontece
Tags: , , , , ,
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Termo de Uso de Conteúdo –

Nós permitimos e incentivamos a reprodução do conteúdo deste blog, desde que as condições determinadas abaixo sejam respeitadas.
Qualquer utilização que não respeite este Termo será considerada violação de propriedade intelectual e estará sujeita à todas as sanções legais.
Você pode copiar, distribuir e exibir o conteúdo, sob as seguintes condições:


Atribuição

Você deve dar crédito ao autor original sempre que o conteúdo possuir autoria. Veja o exemplo abaixo.
Por: (inserir o nome do autor)


Origem


A fonte deve ser citada da seguinte forma: Fonte: UDF.Blog (com o  link http://blog.udf.edu.br/)


Utilização do conteúdo


É vedada a criação de obras derivadas do conteúdo do UDF.Blog.
Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você não pode utilizar o conteúdo para finalidades comerciais ou publicitárias.


Política de Privacidade


Todas as informações fornecidas por você serão utilizadas para sua identificação.
Seus dados não serão vendidos ou compartilhados com terceiros sem sua prévia autorização.
Caso tenha solicitado, usaremos seus dados para mantê-lo informado sobre serviços, novidades e benefícios. Você sempre terá a opção de cancelar o recebimento de tais mensagens.


Condições gerais para os comentários


Buscando manter um relacionamento mais próximo e oferecer a possibilidade de participação dos usuários em nossos conteúdos, comentários são permitidos e bem-vindos em nosso blog.
Eles estão sujeitos a aprovação e serão publicados sempre que de acordo com as seguintes condições:

Os conteúdos dos comentários publicados são de responsabilidade dos usuários, não tendo nenhuma interferência ou opinião do UDF Centro Universitário.